Batata Yacon: um alimento funcional

Batata yacon
Queridos leitores,
Aqui vocês lerão o segundo artigo da médica nutróloga Tatiana Reimão. 
Caso tenha alguma dúvida, por favor, mande sua mensagem que ela respoderá.

Abraços,
Susana

 

A yacon é uma planta originária da região andina, mais especificamente dos vales da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e noroeste da Argentina. Essa planta chegou ao Brasil nos anos 90, tendo um consumo expressivo a partir dos anos 2000.

De aparência similar à batata doce, esse tubérculo  é rico em um carboidrato conhecido como frutooligossacarídeo (fos), não digerível pelos homens pois é resistente à ação das enzimas salivares e intestinais. Este grupo de carboidratos “escapa” da digestão do intestino delgado, onde será fermentado pela nossas bactérias do “bem” no intestino grosso. As moléculas desse carboidrato oferecem maior resistência quando o corpo humano tenta quebrá-las, assim, a absorção demora mais, o que contribui para evitar o aumento da taxa de glicose no sangue, e os consequentes picos de insulina.

No que diz respeito ao aumento da saciedade, esse efeito ocorre também por causa da lenta absorção do carboidrato da batata yacon. Como funciona? A energia da batata é liberada lentamente no organismo, a sensação de estômago cheio dura mais, você come menos, seu corpo recebe menos calorias, e consequentemente  você emagrece mais.

Hoje sabe-se que a yacon não traz benefícios somente para a microbiota intestinal, mas também pode melhorar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, além do controle da obesidade e diabetes melito. Pouco calórica e rica em potássio, pode ser usada tanto “in natura” , quanto na forma de farinha em diversas preparações (bolos, biscoitos, sucos).

Com tantos benefícios, que tal  incluir este incrível alimento na sua rotina?

Tenho certeza que lhe fará muito bem!

Se você quiser saber mais sobre a batata yacon, consulte um médico nutrólogo.

 

Dra. Tatiana Reimão - Médica Nutróloga
CRM 109129

Instagram - tatianareimao.medicanutrologa
E-mail : tatiana.reimao@hotmail.com

O blog procurou algumas opções de farinha de Yakon que você acha nas lojas de produtos naturais:

 

Susana München
Relações públicas, produtora artística e empresária.
COMPARTILHAR