Seja uma pessoa mais feliz : dicas para o seu dia a dia – Parte 3

life in your hands - heart whit orange background
Esse é o terceiro post da série sobre Felicidade e Bem Estar escrito pela Vânia Calazans. Veja como mudando as atitudes, podemos melhorar a nossa vida.
Aproveitem.
Beijos,
Susana e Maurício

A essa altura você já deve ter colocado em prática algumas das sugestões para melhorar o seu bem estar e começa a sentir algumas mudanças agradáveis. Então vamos a mais algumas dicas para que você se torne uma pessoa mais feliz e possa fazer com que as pessoas, assim como você, aprendam a ser mais felizes.

Altruísmo: bondade e altruísmo podem promover felicidade e maior satisfação de vida. Em um estudo publicado no The Journal of Social Psychology, três grupos de pessoas receberam tarefas diferentes. Todos os dias, durante dez dias, um grupo foi obrigado a realizar um ato de altruísmo, outro tinha que tentar algo novo, e o terceiro grupo foi orientado a viver como fariam normalmente. Os dois primeiros grupos relataram níveis mais elevados de felicidade após esse período, sugerindo que novas atividades e atos caridosos podem melhorar significativamente a nossa satisfação na vida. Comece a praticar o bem.

Auto-hipnose

Meditação: a meditação torna as pessoas mais amáveis e melhora a resposta do sistema imunológico. Além disso, pode realmente alterar a sua expressão genética. Pesquisadores estudaram dois grupos de pessoas para observar os efeitos da meditação em um nível molecular. Um grupo foi instruído a passar um dia calmo e relaxado, enquanto o segundo grupo, composto por meditadores qualificados, foi instruído a passar um dia envolvido em meditação consciente. Antes do início do estudo não havia diferenças nos genes entre os grupos. Depois, os meditadores experientes apresentaram alterações em nível molecular. Uma dessas modificações foi uma redução na expressão do gene inflamatório. Ou seja, a meditação não só pode fazer você mais feliz e saudável, como pode fazer alterações em um nível genético.

Meditaçao

Desligar-se: desconecte-se da vida tecnológica nem que seja por dez minutinhos diários. Fique longe da mídia social por algum tempo e entre em contato com as coisas simples que dão prazer a você. Atitudes simples podem trazer grandes mudanças para a sua saúde, melhorar o sono e a sua produtividade, além de uma maior autoestima.

mulher no cais final da tarde

Foco nas coisas positivas da vida: O psiquiatra Rick Hanson, demonstrou através de suas pesquisas, que o cérebro está programado para prestar atenção nas coisas negativas. Se você focar no que é bom, vai ter mais facilidade pra resolver seus problemas, pois vai estar se sentindo mais feliz e motivado. A pesquisadora Dra. Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, descobriu que viver emoções positivas na razão de 3-para-1 em relação às negativas leva as pessoas a um ponto máximo, no qual elas naturalmente se tornam mais resistentes à adversidade e podem atingir o que antes só podiam imaginar.

Trabalhe com o pensamento: ao invés de transformar o pensamento negativo em positivo, trabalhe com pensamentos realistas. Erramos ou falhamos porque faz parte da vida e isso não nos faz menos importantes. Se o erro leva a uma situação difícil, não significa que não tenha solução. Possuímos potencial para modificar nosso comportamento, o que modifica a situação e, por conseguinte, melhora o futuro.

Agora você tem todas as ferramentas. Seja uma pessoa mais feliz.

Yoga - Anaeróbio

Se você ainda não leu, clique abaixo para conhecer as outras dicas para ser uma pessoa mais feliz.

Seja uma pessoa mais feliz- Texto 1

http://vivabemavida.com.br/medicina-e-saude/felicidade-e-bem-estar-2/

Seja uma pessoa mais feliz – Texto 2

http://vivabemavida.com.br/medicina-e-saude/felicidade-e-bem-estar/

Vânia Calazans
Psicóloga e Hipnoterapeuta Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ/FMUSP).

Rua Mato Grosso, 306 cj. 910 - Higienópolis -São Paulo / SP
Fone: (11) 2613.7730 / 3151.2343 / 2307.0412
E-mail : vaniacalazans@uol.com.br
COMPARTILHAR