Balé para todos: ficar na ponta do pé não tem idade !

Ballerina -Tnzerin  - Beine mit Spitzenschuhe

Qual menina que nunca sonhou em ficar nas pontas dos pés e dançar no espetáculo “Cisne Negro” ? Para você, que já não é mais uma garotinha, que quando abre as portas do seu guarda-roupa se depara com as suas sapatilhas aposentadas olhando para você ;  aquela vontade de calça-la novamente tem ocupado sua mente; e, para você, que não teve a oportunidade de calçar um par de sapatilhas por falta de condições . Ou para você meu amigo, que quando fora criança, teve que viver a frustação de não poder manifestar o seu desejo de ficar nas pontas dos pés por medo de sofrer preconceito ou rejeição dos seus pais e amigos, agora não tem mais desculpa! Chegou a hora de realizar seu sonho de ficar nas pontas dos pés. Você poderá sentir durante os movimentos as mais deliciosas sensações que a dança proporciona para o seu bem estar físico e mental.

O mundo contemporâneo já possui um novo olhar!!!!!!

Balé não é só para mulheres, e nem tão pouco, apenas para crianças e adolescentes inciantes. Hoje , vocês vão conhecer a Escola de Ballet Raça que oferece cursos iniciantes de Balé para quem nunca dançou ou para quem deseja voltar a dançar.

“O Balé é uma prática, onde cada parte do corpo conversa com a música através de gestos harmônicos executados com precisão, graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza”. Mauricio Romeiro

Vamos mergulhar no mundo fascinante da história do Balé.

Ballet
Pintor: Edgar Degas

Foi no século XV, nas cortes italinanas, durante o período renascentista, que surgiu o Ballet. Embora o seu desenvovilmento tenha sido maior nas cortes francesas sendo adotada como dança de concerto. No século XVIII, o balé entrou em declinio na França. Entretanto a técnica da dança continuou a ser aperfeiçoada na Dinarmaca, Itália e Rússia.

 

Gente!!!!! Balé, vem do francês “Ballet”. A palavra francesa tem sua origem na palavra italiana “Balleto”, que é dimimutivo de “ballo” – dança, essa vem do latim “ballare” que em português significa dançar, e por sua vez vem do grego “βαλλίζω” – que significa dançar, saltar sobre.

Companheiros do blog, balé é um tipo de dança que exige movimentos altamente técnicos e possui um vocabulário próprio. Por ser um gênero de dança muito difícil de dominar, requer muita prática. Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna e balé fitness.

Os princípios biomecanicos básicos do balé são: postura ereta (encaixe da cintura lombo-pelvica) ; uso do “en dehors “ (rotação externa dos membros), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, concentração, leveza, ritmo, harmonia e simetria.

As principais escolas de Ballet pelo mundo são:  Escola Russa- Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que veio a ser influente em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o coreógrafo George Balanche, desenvolveu o que hoje é conhecido como balé neoclássico. Os desenvolvimentos posteriores mais conhecidos incluem balé contemporâneo e balé pós-estrutural, tendo como percursor, William Forsythe, na Alemanha. Os estilos mais conhecidos de balé são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

Curiosidade sobre as sapatilhas: As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Benefícios do Balé:

1 – O Balé trabalha o corpo como um todo. Através de movimentos executados com ritmo, precisão, suavidade, possibilita uma melhora na resistência muscular e cardiovascular, coordenação motora e expressão corporal.

2 – Flexibilidade e postura: com o passar do tempo, o corpo vai perdendo as amplituides de movimentos dificultando, muitas vezes, até a realização de atividades cotidianas. O Balé trabalha restaurando as funções músculo-esquelética, proporcionando uma melhora nas tarefas diárias. Com isso, possibilita um posicionamento correto das colunas cervical, torácica e lombar.

3 – Exercício para mente (psíquico): para executar a sequência dos passos no balé é necessário concentração e atenção, possibilitando a harmonia entre movimento e música.

STUDIO DE BALLET RAÇA

Fui acompanhar uma aula de balé para adultos no Studio de Ballet Raça e conheci um pouco da história dos alunos. Depois de assistir o vídeo, tenho certeza de que você vai ficar na ponta dos pés.

 

 

 

 

Susana München
Relações públicas, produtora artística e empresária.
COMPARTILHAR