Quer curtir um friozinho ? Veja abaixo as opções para o inverno e marque já a sua viagem !
Procurando, você vai descobrir algumas estações de esqui incríveis na América do Sul. Tem aquelas estações apropriadas para os snowboarders experientes, para o esquiador iniciante, para a familia que quer um descanso ou um lugar charmoso para o casal romântico.
A temporada de neve no hemisfério sul começa em junho e vai até o final de setembro. O melhor mês para se aventurar é agosto, não que os outros sejam ruins, mas é quando já se formou uma base de neve sólida, importante para garantir uma esquiada de boa qualidade. Lembrando que excessões existem. Que bom, os descontos para início e final de temporada são tentadores, chegam a 35% !
CHILE
VALLE NEVADO
A estação mais comentada é Valle Nevado no Chile. A apenas 65km de Santiago, Valle reúne muitas qualidades e, juntamente com as montanhas vizinhas de El Colorado e La Parva, é a area com a maior variedade de pistas da América do Sul. Os hotéis ficam bem em frente às pistas, uma maneira excelente de se hospedar na montanha. O sistema de elevação é super eficiente. Entre eles, uma gôndola com capacidade de transportar 2.000 pessoas por hora ( isso quer dizer: zero de espera para subir). A generosa quantidade de neve que acumula todo inverno proporciona inúmeras possibilidades para os mais avançados, inclusive o Heliski*. Os iniciantes podem deslizar nas pistas alisadas diariamente, acompanhado de um dos instrutores ( muitos falam português!) da escola de esqui muito bem qualificada.
PORTILLO
Ainda no Chile, a 120 km de Santiago, uma outra estação fez e faz história no cenário internacional. Portillo, que tem apenas um único hotel, foi a primeira estação da América do Sul que sediou um campeonato mundial de esqui. O hotel, com capacidade para 450 hóspedes, tem uma atmosfera agradavelmente familiar. A sensação de deslizar nas pistas de Portillo é a de ter a montanha só para si. Ao todo são 450 funcionários. Muitos deles possuem mais de 30 anos de serviço no hotel e o resultado disso é um serviço eficiente e personalizado.
CHILLAN
Mais afastada e para o sul, a estação de Chillan é uma jóia no meio da cordilheira dos Andes. Um lugar ideal para relaxar e desfrutar de uma neve de excelente qualidade. Se a montanha já cria um estado harmonioso, em Chillan você se sente ainda mais conectado. Corpo e mente caminham juntos em meio ao bosque encantador que permeia os três hotéis e condomínios da vila. Quando é hora de esquiar, a pista TRÊS MARIAS, de 11 km de extensão e inclinação suave é uma verdadeira viagem do topo à base, onde se encontra o 5 estrelas Gran Hotel Chillan. A piscina aquecida ao ar livre é o lugar perfeito para recuperar as energias ( e é também muito concorrida!).
ARGENTINA
LAS LEÑAS
A cordilheira dos Andes tem 7.000 km de extensão e 400km de largura. Esta formação montanhosa singular divide o Chile e a Argentina. E é justamente do outro lado da fronteira que a América do Sul possui um dos melhores terrenos esquiáveis do mundo. Las Leñas é conhecido por seu “fora de pista”* de altissimo nível. A Júpiter, em terreno demarcado, é uma descida vermelha da estação que após uma nevasca se assemelha muito à qualidade de uma pista cinematográfica, aquelas acessadas por helicóptero. Os iniciantes também tem o seu espaço e aprendem na Vênus, que é larga, longa e suave ( sonho de todo esquiador iniciante ). A disposição dos hotéis ao longo da montanha não poderia ser melhor. Entre as atividades pós esqui estão o sushi do Hotel Virgo ( 5*) ou então o cassino do Hotel Piscis ( 5*) que temperam o clima jovem da estação. A estação tem uma programação intensa e a balada vai até altas horas Impossível não se sentir seduzido por Las Leñas.
VILA LA ANGOSTURA e SAN MARTIN DE LOS ANDES
Mas os casais vão se apaixonar mesmo é por Vila la Angostura. Guardada à 7 chaves da rota turística, Angostura é um pequeno vilarejo de grande expressão. O centro de esqui é recomendado para famílias e esquiadores não tão avançados. Recentemente ganhou um novo meio de elevação que ampliou em 60% o terreno esquiável.
Angostura combina beleza natural, sofisticados hotéis ,ótima gastronomia e aventura dentro e fora das pistas nevadas. Um destino para ser visitado nas quatro estações do ano.
Uma estrada chamada de 7 lagos une Angostura à uma pitoresca cidade chamada San Martin de los Andes. São 110km de pura beleza patagônica. De estilo alpino Europeu, San Martin encanta os visitantes com suas diversas lojas de chocolate caseiro, bares e restaurantes excepcionais. Foi a primeira estação da América do Sul a instalar uma gôndola. Ela leva ao centro da montanha e de lá é possível acessar excelentes opções para todo tipo de esquiador. Este formato permite com que os esquiadores de diferentes níveis de habilidade possam esquiar sempre juntos.
Pausa para o almoço! Escolha uma das cabanas espalhadas pela montanha e experimente os saborosos pratos regionais. Difícil bater Chapelco, como é chamada a estação de San Martin, neste quesito.
USHUAIA
A cidade de Ushuaia, na Tierra del Fuego, também está entre as “mais quentes” da lista, assim como a sua estação de esqui, Cerro Castor. Devido à sua posição geográfica no extremo sul ( a 800 km da Antárdida ) , tem a temporada de neve mais longa do ano oferecendo ótimas condições para praticar esqui ou snowboard. Assim como Angostura, é um destino para se visitar a qualquer momento.
A hotelaria é excelente e a gastronomia então … hummm. Vale a pena experimentar o King Crab ( aqueles caranguejos gigantes que você devora dando martelada) ou então o assado de ovelha da Patagônia.
Não perca tempo. Faça sua escolha e aventure-se em 2015. Com certeza será uma experiência marcante.