Cães e Gatos
Apesar da crença de que essas duas distintas espécies não podem conviver juntas, eles podem sim ser grandes amigos.
Várias famílias que tem a grande oportunidade de ter gatos e cães juntos, percebem o quanto eles vão se adaptando e gostam da companhia um do outro.
Essa convivência serve, inclusive, como grande aprendizado para nós, tutores de animais de estimação, com relação a respeito e paciência um com o outro e suas diferenças.
Uma vez que cães e gatos estão adaptados ao ambiente e a presença um do outro como parte do mesmo local, a convivência é pacífica e feliz.
Obviamente que, como toda a introdução de um novo animal ao ambiente, um processo de adaptação é necessário e o tempo, quem determina, são os próprios animais.
Se você tem a intenção de colocar seus animais convivendo juntos, esteja bem atento as características de cada espécie, trabalhando os pontos positivos de cada uma, facilitando, assim, a adaptação e convivência de todos.
VBV: Os gatos dão menos trabalho do que os cães ?
VET: Os gatos dão, sim, menos trabalho do que os cães, porém não são menos importantes.
A escolha da ração, tanto para cães quanto para gatos, dependerá de cada animal. Alguns são alérgicos, outros não. Algumas rações tem mais fibras, outras mais proteína. Então a escolha dependerá da necessidade de cada um. Na primeira consulta com o veterinário essas informações são discutidas e a ração decidida.
Os gatos são independentes?
VET: Felinos são animais extremamente limpos e territorialistas. Diferente do que muitos dizem, os felinos gostam de carinho e da companhia do dono, mas também gostam da independência. São animais de hábitos noturnos, portanto, não é novidade quando donos de felinos comentam que eles correm pela casa durante a noite. Adoram caçar insetos.