Vai viajar? Dicas para arrumar a sua mala

Travel, traveler, pack.

Uma das tarefas mais importantes antes da viagem é fazer as malas.

Suas férias chegaram, que alegria!

Ou até mesmo a sua viagem a trabalho !

Mas com ela vem também a temida hora de arrumar as malas. Para alguns, uma tarefa divertida e contagiante, para outros, um martírio e uma tarefa quase impossível de ser realizada.

Susana e eu, resolvemos dar uma ajudinha para que você transforme a sua mala de viagem em uma companheira agradável. Afinal, é clássica a situação de esquecermos alguma coisa ou exagerarmos em outras, não é mesmo?

Ah! Antes de vocês anotarem as nossas dicas, é preciso já colocar em mente que a mala deverá ser mantida organizada do início ao fim da viagem. Se você ficar em um mesmo hotel, a dica é desfazer a mala e arrumar as peças no guarda-roupas.

Anote nossas dicas e boa viagem!

 

Qual mala devo usar?

Não existe uma formula exata para a bagagem perfeita, mas é importante lembrar que sua bagagem deve ter um determinado peso, de acordo com a companhia aérea. Não importa o destino escolhido, para qualquer destino que você vá, frio ou calor, pecar na quantidade de peso poderá transformá-la em uma dor de cabeça ! E em custo extra !!!

Primeiro passo é a escolha da mala: para as viagens de longa duração, escolha malas tradicionais pois as roupas ficam mais bem acondicionadas e amassam menos. Já as bagagens de mão, mochilas, sacos de viagens e sacolas são mais perfeitas para as viagens curtas e, principalmente, para lugares com climas mais tropicais. A bagagem de mão não pode ter mais que 5 kg e ser maior do que 115 cm somando altura, comprimento e largura. Para a bagagem despachada, as restrições ficam exclusivamente ao peso, sendo permitido 23 kg para viagens nacionais e 32 kg para viagens internacionais. Passando deste peso, a companhia aérea pode cobrar do passageiro um custo adicional por excesso de bagagem. Lembre-se que ela também se reserva o direito de negar o transporte da bagagem ou transporta-la em outro voo. Vale a pena consultar as condições oferecidas sobre este item com a companhia aérea escolhida por você.

Portanto, antes mesmo de colocar tudo que você quer dentro da mala, é preciso responder algumas perguntas clássicas:

  • Quanto tempo você ficará no destino?
  • Quais são as atividades e atrações que você pretende conhecer?
  • A sua viagem é de negócio ou lazer?
  • Qual é a estação do ano no período que você visitará o destino escolhido?

Após responder a todas essas perguntas, questione-se novamente se precisará de tudo isso mesmo.

Muitas vezes, as pessoas com medo de não ter o que usar durante a viagem, pecam pelo excesso, levam uma quantidade desnecessária de roupas e acabam pagando um preço alto por isso, tanto com dores nas costas e nos braços por ter de carrega-la, como também ao pagar taxa extra de bagagem”.

 

Qual roupa devo usar?

Vamos lá! Prefira roupas básicas que combinem entre si para diversas ocasiões, evitando roupas que chamem atenção.

Lembre-se que roupas com muitos detalhes ou especificas demais diminuem a variedade de combinações.

Leve jeans escuros e blusas básicas que podem ser usadas durante o dia e a noite, também!

Escolhas roupas com tecidos que não amassam. Já para o caso dos tecidos que amassam, a regra é bem simples: coloca-los por último na mala, além de dobra-los de uma forma que fiquem o mais esticado possível, de preferência no sentido do comprimento. Para os homens, uma dica para as camisas é fazer a dobra na parte de baixo – afinal a dobra fica dentro da calça.

Na opção de usar mochilão, opte por camisetas, moletons, abrigos e tudo o que for de malha enrolados, pois acondicionam melhor na mochila.

A mala de mão, é um item muito importante na viagem. Ela deve conter uma muda de roupa caso haja problema com extravio ou atraso do voo. Caso a viagem seja feita de carro ou de ônibus, coloque os sapatos na mala de mão, desde modo, sobrará mais espaço na bagagem.

A nécessarie é um item indispensável para a viagem, portanto, deixe de lado os potes grandes de cremes, xampus e condicionadores e leve uma pequena quantidade em frascos menores.

Certifique-se a necessidade de levar toalhas e roupas de cama. Se for a um hotel não será necessário. Se for a uma pousada, albergue ou outro tipo de hospedagem que necessite, não exagere na quantidade.

 

Como conseguir mais espaço dentro da minha mala?

Comece a arrumação colocando os sapatos no fundo. Uma boa dica é levar as meias dentro dos calçados. Complete as frestas que sobrarem com complementos que podem ser enrolados, tais como: cintos, cachecóis e peças intimas. Logo acima vêm os jeans e moletons. Lembre-se que a mala deverá ficar mais reta possível a medida que você vai colocando as coisas, para isso nivele com camisetas, shorts, bermudas e outras peças.

 

Como organizar a mala para volta?

Nem sempre viajar com uma mala organizada é uma garantia de que ela volte do mesmo jeito e com o mesmo peso. Na volta é bom ter cuidado com roupas e toalhas molhadas, pois além de causar mau cheiro, influenciarão no seu peso. Coloque as roupas sujas no final, separadas por uma toalha ou lençol. Não cometa o erro clássico de coloca-las em uma sacola cheia, é mais fácil organiza-las e dobra-las, assim ocuparão menos espaços. Lembre-se que você precisará reservar um espaço extra para trazer presentes e recordações da viagem.

 

Como faço para facilitar a identificação da minha bagagem?

Quando aquele monte de malas vem na esteira elas parecem todas iguais, não é mesmo? É simples você espantar o medo que alguém carregue sua bagagem por engano, basta diferencia-la com um lenço de cor viva amarrado. Evite os lenços amarelos e vermelhos pois todo mundo os têm. Outras opções é a utilização de chaveiros, adesivos na mala e, principalmente, fuja das cores de bagagem tradicionais, principalmente as pretas que todo mundo tem. Se for possível, claro !

 

Você é daquelas que adora umas comprinhas no Free Shop ?

Neste caso é preciso ficar atentos a certas regras, por exemplo: os produtos do free shop podem ser levados desde que devidamente embalados e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Outra preocupação é quanto aos alimentos que você transporta, o controle sanitário de todos os países é exigente neste requisito, vale a pena conferir a cartilha.

 

Essas são algumas regrinhas básicas que farão toda a diferença na hora de você viajar. Qualquer dúvida ou sugestão fale conosco. Porque a pior coisa é ter de ficar arrumando a mala no meio do saguão do aeroporto, não é mesmo?

Boa viagem com o blog Viva bem a Vida

Susana

 

Quer aproveitar e ler sobre alguns destinos? Clique abaixo.

Cuba

Marrocos

Volta ao Mundo

América do Sul

 

Susana München
Relações públicas, produtora artística e empresária.
COMPARTILHAR