Vamos mostrar para vocês a história da Nair Mendes Gonçalves, 45 anos, que fez a cirurgia bariátrica. Como foi a mudança na vida e no pensamento . Ela é uma nova mulher ! E se você também quer contar a sua história na nossa seção EU MUDEI, mande um e-mail para momentosespeciais@vivabemavida.com.br
Cirurgia Bariátrica é o começo de tudo, e não o fim!
Milhares de pessoas lutam constantemente com a balança. Emagrecer e estar bem esteticamente é sinônimo de Vale Tudo para a grande maioria das pessoas.
São inúmeras as tentativas para se ter um corpo considerado perfeito. Dietas milagrosas, tratamentos para emagrecimento, matrículas, rematrículas e mensalidades de academias. Todas essas opções jogadas no lixo.
Mas quando as tentativas não apresentam o resultado desejado é preciso tomar cuidado porque as frustações podem nos levar a caminhos tortuosos e perigosos. São milhões de fatores que acarretam a saúde física e mental do indivíduo. Para muitos, a cirurgia bariátrica é a salvação. Para nós do blog Viva bem a Vida, é apenas um novo começo.
Obesidade MATA, precisamos ser enfáticos com essa realidade.
Todo e qualquer tratamento tem que ser monitorado por profissionais da área da saúde. É um trabalho lento e minucioso que requer força de vontade, determinação e persistência, não apenas do paciente como também de todos profissionais envolvidos.
Engana-se quem acha que a cirurgia bariátrica é a salvação! Ela é o começo de um tratamento amplo que se inicia muito antes da cirurgia propriamente dita. Antes de qualquer decisão é preciso pesquisar a causa, elaborar estratégias, planejar as execuções, assumir responsabilidades de você com o seu corpo, adotar novos hábitos e, principalmente, olhar o problema de frente e assumir o risco de supera-lo.
“Não se esconda atrás dos seus medos”.
Para você que está cansada ou cansado de travar uma batalha com a balança, fica a dica:
“Somos nós os transformadores de nossas vidas e não as opiniões dos outros. Porque quem são os outros mesmos”?
Conversamos com a Nair, cozinheira de uma escola que passou por um processo extenso até a realização da Cirurgia Bariátrica e descobrimos como é encontrar a FELICIDADE.
Há 16 anos atrás, a nossa convidada iniciou o seu primeiro processo de emagrecimento mas foi interrompido por causa da descoberta de uma gravidez. A filha nasceu e trouxe felicidade para família, entretanto, Nair apresentou um distúrbio emocional que desencadeou um quadro de Psoríase. Ela recorreu a várias dietas e tratamentos de emagrecimento, nas quais não obteve sucesso, e a frustação passou a ser sua inimiga.
Os médicos chegaram a pedir para que ela escolhesse pelo tratamento do emagrecimento ou o tratamento da psoríase. Foi neste momento que ela desistiu de emagrecer e se dedicou exclusivamente a cura da psoríase.
“Eu não conseguia colocar um sapato, não aceitava minha imagem no espelho”!
Passado um tempo, Nair pensou em fazer algo por ela e para ela. Procurou um médico para a realização da cirurgia bariátrica. A luta estava apenas começando!
Para que o convênio médico autorizasse a cirurgia, ela teria que consultar uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde composta por endocrinologista, nutricionista, orientador físico e psicólogo. Somente depois do aval desses profissionais, ela teria a autorização.
Na verdade isso acabou ajudando a Nair pois o tratamento psicológico a preparou para enfrentar o pós cirúrgico, o que para muitas pessoas é super complicado. Ela começou a mudar a sua relação com a comida e a se preparar para a alimentação restritiva, antes e depois do procedimento.
A cirurgia foi autorizada pelo plano 1 ano depois.
Primeiro desafio: Nos dez dias que antecedem a cirurgia é permitido apenas alimentação liquida. Força, determinação e vontade de mudar foram os alicerces para Nair vencer a primeira etapa.
A cirurgia chegou e com ela a segunda fase: mais trinta dias se alimentando apenas com liquido. Para conseguir vencer essa fase, Nair permaneceu muito tempo no andar de cima da casa, evitando contato com os alimentos e o preparo das refeições. A família deu aquela força, a sogra mudou-se para sua casa para cuidar do restante da família. Assim, Nair não teria contato com a cozinha.
E foi dessa maneira que ela conquistou a sua mudança.
Para ela, fatores que ajudaram muito na nova vida:
- Determinação
- Ter feito toda a preparação durante um ano, principalmente no aspecto psicológico para que ela mantivesse o equilíbrio emocional.
- Apoio da família
- Lutar e não desistir
“Era frustrada por não conseguir perder peso”!
Hoje essa frase já não é mais um tabu. Ela encara os desafios vividos como uma grande energia para vencer outros desafios que virão e ainda para ajudar outras pessoas que estão passando pelo que ela passou.
Em breve Nair fará a cirurgia plástica para remoção de pele.
Para você ter uma idéia da evolução, veja os dados a seguir.
Quando a Nair operou estava com 100 kg. Passados 8 meses o peso é de 74 kg. Está na reta final, falta eliminar 9 kg mas já é um sucesso !!!
Pergunta do blog para a Nair:
O que significa Viva bem a Vida para você?
Ela nos respondeu:
“Ser feliz intensamente”.
Bom, então é isso que desejamos a Nair e a todos vocês que nos acompanham.
Valeu gente!
Beijos,
Susana