Pedimos a nutricionista Bettina Reichenbach, que é uma das colaboradoras do nosso blog, que escrevesse sobre um dos assuntos que ouvimos falar todos os dias: lactose. Além dele, vamos falar também sobre glúten, orgânicos. Aproveitem o texto abaixo e , se tiverem alguma dúvida, mande uma mensagem que responderemos.
Estou com uma dúvida: devo parar de consumir lactose? Mas o que é afinal? Tenho intolerância?
Se tiver, como sei que tenho? O que posso comer?
Pois bem! A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados.
É composto por glicose e galactose.
Intolerância à lactose é o nome que se dá a incapacidade parcial ou completa de digerir essa enzima. Isso ocorre quando o organismo não produz, ou, produz baixa quantidade de lactase, responsável pela digestão deste açúcar. Não havendo essa digestão, a lactose chega ao intestino grosso sem alteração e se acumula. Dessa forma, acontece a fermentação por bactérias que habitam nosso organismo e formam ácido lático e gases. Além disso, há retenção de líquidos, ocasionando muitas vezes, diarréias e outros desconfortos, como distensão abdominal e cólica intestinal.
A intolerância tem causas variadas, redução da produção da enzima lactase com o envelhecimento ou por alguma doença associada. Pessoas que apresentam intolerância desde o nascimento não produzem tal enzima.
Porém, atenção: Existe certa diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose.
A intolerância é um distúrbio na digestão de lactose. Já a alergia ao leite, é uma reação do sistema imunológico às proteínas contidas no leite e derivados. A digestão da lactose pode ocorrer neste caso, mas a presença da proteína é a causa da reação no alérgico. Pode haver alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse, bronquite e rinite, por exemplo).
É possível detectar a alteração por exames clínicos e de laboratório.
Nutricionistas, através de consulta e análise de rotina alimentar podem suspeitar de intolerância ou alergia e assim, orientar a mudança da alimentação.
Exames de laboratório são importantes para confirmar diagnóstico e geralmente são solicitados pelo médico responsável.
Parece muito difícil deixar de consumir lactose, mas não é!!!
Muitos alimentos são isentos dessa substância e podem substituir alimentos comuns à rotina. Leite de cereais (arroz, quinua, aveia, milheto) ficam ótimos em vitaminas com frutas e adicionados a cacau em pó. Ainda há outros industrializados que são isentos de lactose pela adição de lactase na fórmula, como por exemplo, leite, iogurtes e queijos.
Perguntas do VBV para a nutricionista:
Se eu não tenho alergia e não sou intolerante, porque devo diminuir ou até tirar a lactose da minha alimentação?
A lactose pode ter seu consumo diminuido ou retirado, pois a longo prazo é possível, e até comum, que o organismo reduza ou pare de produzir a enzima lactase. Já a proteina do leite é um potente alergênico. Geralmente, mesmo pessoas que não tem alergia ou intolerância, podem apresentar alterações no intestino ou no sistema respiratório e não correlacionar com o alimento.
Se eu tirar a lactose da minha alimentação por um periodo e depois inseri-la novamente, posso ter alguma reação ou indisposição ?
Sim, é possivel que haja indisposição ou reação mas não é regra. O corpo se adapta à nova rotina alimentar, então, se você voltar a consumir, o faça gradativamente, em doses pequenas.
**********************************************************************************************************************************************************
Quer fazer uma receitinha deliciosa sem leite??
Anote a receita!
BOLO DE CACAU
INGREDIENTES
3 ovos (3 claras + 2 gemas)
1/2 de copo de óleo, ou, azeite, ou, óleo de coco
1 1/2 copo de açúcar demerara
1 copo de suco de laranja ou chá preto
1 copo de farinha de arroz
1 copo de farinha de aveia (ou 1/2 copo de farinha de aveia + 1/2 copo de farinha de linhaça dourada)
3 colh. sopa de cacau em pó
1 colh. sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
No liquidificador coloque os ovos, açúcar, óleo e bata.
Acrescente o cacau, o sal e 1/2 copo de suco/chá.
Aos poucos coloque as farinhas e o restante do suco/chá.
Por último junte o fermento.
Coloque a massa em forma de furo no meio untada com farinha de arroz e asse por aproximadamente 45min em forno médio.
É possível em receitas de bolo, panqueca e tortas substituir o leite normal por leite de cereais, suco de frutas ou chás.
Experimente você também!!!!