As diferenças entre os exercícios aeróbio e anaeróbio

People workout at gym

As diferentes fontes energéticas durante a prática esportiva

Aeróbio ou anaeróbio são termos ligados ao tipo de metabolismo energético que será preconizado durante a atividade física. Os movimentos que realizamos em nossa rotina diária é um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.

Entenda a diferença:

O EXERCÍCIO ANAERÓBIO é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada.

Este termo é utilizado ao processo de respiração celular sem a presença de oxigênio.

O processo anaeróbico acontece através de dois sistemas, o primeiro chamado de anaeróbio alático, que é a combinação da adenosina trifosfato e a creatina fosfato, que gera e armazena energia nos músculos. O segundo chamado de anaeróbio lático, o qual processa a substância alimentar denominada carboidrato, em acido lático, que por sua vez será utilizado nos músculos em forma de glicogênio.

Este tipo de treinamento melhora o funcionamento do coração, pulmões e de todo o sistema cardiovascular. Dentre as suas funções podemos destacar o estimulo, a resistência e a flexibilidade. Possui a característica de ser um exercício de alta intensidade e curta duração.

Recomenda-se a duração de no máximo uma hora, sendo de duas a quatro vezes por semana. Para o sucesso das adaptações fisiológicas, se faz necessário uma rotina de treinamento que respeite os limites do corpo como os psíquicos, sem a utilização de sobrecargas, e permitir a recuperação muscular.

Para evitar a fadiga muscular durante os exercícios anaeróbios, se faz necessário a ingestão de carboidratos como cereais e pão, nutrientes que transformam hidratos de carbono em glicogênio.

Exemplos de exercícios anaeróbicos são: os exercícios de alta intensidade de esforço ou de velocidade com ou sem carga, como a corrida de 100 metros rasos, arremesso de peso, musculação, ginástica olímpica, salto, yoga, pilates e levantamento de peso.

NO EXERCÍCIO AERÓBIO o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. Sua característica é de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Melhora a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Durante a prática destes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada e exaustiva.

Exemplos de exercícios aeróbios são: caminhar, correr, andar, pedalar, nadar e dançar.

Agora vocês já sabem que os exercícios físicos têm a função de acelerar o metabolismo. É importante estimular, durante um programa de treinamento personalizado, os dois tipos de exercícios, o aeróbio e anaeróbio, afim de melhorar a resistência cardiorrespiratória, melhorar a resistência e força muscular, e aumentar os índices de flexibilidade. Então,  fica ou não fica mais fácil viver bem a vida assim?

Susana München
Relações públicas, produtora artística e empresária.
COMPARTILHAR