Como viver bem a vida?
Conversando com o Maurício, fiquei sabendo do novo blog que ele e a Susana estavam criando. Pensei ser esta uma idéia muito importante para o momento em que estamos vivendo agora, onde vejo claramente a busca do “ Bem Viver” por tantas pessoas.
Jovens, adultos, pais, avós, enfim, a cada dia tenho encontrado pessoas que querem viver melhor, seja com seus parceiros, sua família, no seu trabalho e com seus amigos.
E viver bem a vida consigo mesmo?
São tantos questionamentos, somos seres tão “múltiplos” que a idéia deste blog pode nos ajudar a refletir, juntos, sobre este tema tão essencial para a vida.
Diante de tanta informação que temos atualmente, lembrei-me de como os Gregos da Antiguidade pensaram sobre as mesmas questões que vivemos hoje na Modernidade. Eles ergueram um grande centro de medicina, chamado Epidauro, em homenagem a Asclépio, um curador, médico daquele tempo, que considerava essencial para se viver bem, a visão holística do homem.
“As partes não ficam bem se o todo não estiver bem!”
Era um grande templo, onde as pessoas precisavam se preparar para fazer um tratamento lá: fazer jejum, comer alimentos saudáveis, evitar outros. Depois, dentro do templo, tinham que se banhar nas fontes para purificar o corpo, a alma e o espírito! Aprofundavam estas práticas relaxantes, com massagens. Haviam hospedarias onde todos repousavam e, quando amanhecia, sacerdotes ouviam relatos dos sonhos pois acreditavam que para a cura do corpo era necessário entender as mensagens da alma através dos sonhos! Também havia um ginásio esportivo, para a prática de jogos atléticos e exercícios físicos, uma biblioteca e para a experiência completa de cura, também havia teatros para a prática de danças, para assistirem a concertos e para encenação de peças… E jardins cultivados para encantar a alma e o espírito! O ser humano era visto como um todo!
Parece que podemos unir experiências tão antigas, com todo o avanço da ciência e tecnologia que temos ao nosso dispor agora, com a vivência da espiritualidade a que todos temos acesso.
O espaço dado por este blog, “Viva bem a vida”, é uma oportunidade para resgatarmos práticas saudáveis e termos conhecimento para sabermos lidar melhor com nossas dores e nossas alegrias, entendendo, compreendendo e realizando a Vida!
“ É a incapacidade de amar que priva o homem de suas possibilidades, este mundo é vazio somente para aquele que não sabe dirigir sua libido para coisas e pessoas e torná-las vivas e belas para si. “ Carl Gustav Jung
Referências
Mitologia grega – Junito de Souza Brandão
Obras Completas – Carl Gustav Jung – vol. V – cap. IV