Dançaterapia na prática

Dança foto

Oi gente,

Falamos no blog sobre a Dançaterapia em um post publicado anteriormente . Caso você não tenha lido, colocamos o link aqui novamente.

http://vivabemavida.com.br/medicina-e-saude/dancaterapia-a-vida-em-movimento/

Para você que ainda não conhece, ou tem vontade de saber um pouco mais o que é uma aula de dançaterapia, nós preparamos esse material especialmente para você. Queremos mostrar de que forma essa aula pode te ajudar !

Fomos até o local e fizemos um vídeo da aula. Também fizemos uma entrevista com a professora Thais Alves  e com as alunas Andréa Lisboa e  Fátima Terrim. Esses dois materiais você confere no final do post.

Para complementar, você lerá abaixo o depoimento de mais alunas e de duas participantes do quadro Quero Mudar: eu, Susana München, e a Lilian Ronchel. Estamos nos inserindo em diversas práticas e aulas para conhecer melhor, nos conhecer e descobrir novas atividades que possam vir a fazer parte da nossa vida.

Participantes do Quero Mudar

Susana München

Quando chegamos ao local da aula já senti um clima bem bacana entre as pessoas. Um ambiente leve, tranqüilo . As pessoas que lá estavam, estavam por inteiro, para aproveitar ao máximo o que a aula propicia :  a dança como liberdade de movimento.

Não há coreografia, pessoas que sabem todos os passos ou que tem mais talento para a dança.

Não, lá existe o seu momento, o seu espaço, a sua dança.

Há uma música durante a aula que te leva aos movimentos. O ritmo da música representava um pulso, uma batida, que representa o nosso coração, a nossa pulsação.

E é isso que acontece: o ritmo da música inspira os seus movimentos.

A proposta é essa: deixe seus problemas do lado de fora e liberte-se.

Lilian Ronchel

Nunca tinha ouvido falar em dançaterapia e topei fazer uma aula experimental sem saber como seria.

Achei muito relaxante e desestressante. É uma ótima forma de aprender a se expressar corporalmente, acalmar, prestar atenção em si mesma e conviver em grupo.

A opinião de quem pratica

Andréa Lisboa

Como conheceu em novembro de 2010 ganhou um livro da Maria Fux  sobre Dançaterapia . Através do livro se interessou pela dança e procurou mais informações e locais aqui em São Paulo para praticar e encontrou a Thais Alves. Dali em diante não parou mais de fazer as aulas com ela.

O que aula proporciona: se sente transformada . A transformação acontece  entre a chegada e a saída. É uma transformação que faz com que se sinta  mais leve, mais aberta, mais centrada. Transformação do corpo, espírito e mente.

Fernanda Rivitti

Como conheceu: conheceu através da Thais que já era sua amiga

 O que a aula proporciona: um intervalo na semana, um momento em que vai fazer algo em que não fragmente o seu pensamento, traz a presença por inteiro para aquele momento. O princípio da dança é proporcionar a unidade, o contato com o outro. Cria a sensação física de estar bem e leve, de estar inteira. A aula é um encontro com os outros de uma forma não verbal e sim, sensorial. Lugar do sensível, da percepção, do toque. Não é uma dança que te obriga a um passo exato, coreografado, a uma regra. Há indicações e estímulos dentro da proposta mas com liberdade de movimentos. Você pode criar dentro de um estímulo. Você é chamado a criar e ver aonde seu corpo te leva. É um outro conceito de dança onde todo mundo que se move pode participar.

Andréa Camargo

Como conheceu: como é aluna da Unipaz e as aulas são dadas lá, resolveu experimentar e entender o que era. E  adorou.

O que a aula proporciona: é bom pois pode sair de casa, ajuda  a não ficar parada e faz bem para ela. É uma atividade que faz por ela mesma, para o seu bem estar, e não para os outros.

Thais Alves

O que este encontro de dançaterapia nos mostrou?

Dentro desta experiência, ao nos concentrarmos na música, neste caso buscando a conexão com o ritmo através dos nossos gestos e sons, trazemos toda a atenção para o que está acontecendo naquele instante, o famoso momento presente, onde a mente para de oscilar entre o que já passou (acontecimentos do dia, situações antigas…) e o que está ainda por vir. No momento presente não há ansiedade nem questionamentos, há o bem-estar e a confiança em nós mesmos.

Também podemos observar que no grupo havia participantes que estão há quatro anos, há um ano, outros que entraram recentemente e as duas integrantes do quadro Quero Mudar, que experimentavam a dançaterapia pela primeira vez. E todos juntos puderam dançar, criar e se expressar, sem se sentirem julgados ou incapazes, porque não há certo ou errado. Imagine que alívio, pelo menos durante uma hora você não ter que se preocupar se está acertando, se está adequado, se está em forma…Você pode simplesmente ser você.

Onde dançar

Unipaz-SP

R. Pedro Morganti, 76 – Vila Mariana

Espaço Imadamah

Av. Sumaré, 2.054 – Sumaré

Contato

Thais Alves

11 98175.2029

thaisalvesdanca@gmail.com

COMPARTILHAR