Apresentamos a vocês o Dr. Silvio Pires, urologista da clínica Criogênesis, para falar sobre fertilidade masculina. Sugestões muito relevantes para quem quer ter filhos. Acompanhe a seguir.
Especialista da Criogênesis comenta os principais cuidados para manter a capacidade reprodutiva masculina
Quando o assunto é infertilidade, geralmente a mulher é apontada como o centro da discussão. Infelizmente, tal estigma se enraizou devido à cultura machista do brasileiro. No entanto, este cenário já está mudando, e os homens estão se mostrando mais abertos para realizarem exames e tratamentos quando o sonho de formar uma família vai sendo postergado por fatores desconhecidos.
De acordo com o urologista da Criogênesis, Silvio Pires, a principal causa de infertilidade masculina é desconhecida (chamada de idiopática). No entanto, o uso de drogas e álcool são fatores indutores da infertilidade. Outros fatores também podem desencadear o problema, como por exemplo, a exposição a substâncias tóxicas, como medicamentos usados em quimioterapia e a radiação ionizante. “Além disso, infecções que levam à inflamação dos testículos também podem estar envolvidas”, informa.
O especialista ainda explica que a idade interfere na fertilidade do homem, mas de maneira menos incisiva do que na mulher. “Há trabalhos que mostram uma redução na concentração e na mortalidade dos espermatozoides com o avanço da idade. Mas, diferentemente delas que nascem com um número permanente de óvulos e passam pela menopausa, levando à incapacidade reprodutiva, a produção de espermatozoides continua ao longo de toda a vida do homem”, comenta.
Para preservar a fertilidade, Dr. Silvio recomenda a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, menor ingestão de bebidas alcoólicas e o abandono de cigarros e outras drogas: “O uso de drogas lícitas e ilícitas, como álcool, cigarros, anabolizantes, medicamentos à base de codeína e maconha são fatores que colaboram para o quadro de infertilidade masculina”, alerta.
PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS
Com o avanço da medicina reprodutiva e da tecnologia, os médicos voltados a esta especialidade têm buscado cada vez mais soluções eficazes para o tratamento da infertilidade. Para os pacientes oncológicos, está comprovada a eficácia da criopreservação (congelamento biológico) de amostras de sêmen antes do tratamento do câncer. “Este sêmen pode, com consideráveis taxas de sucesso, ser utilizado futuramente para tratamento de reprodução assistida (inseminação intrauterina ou fertilização in vitro (FIV) ) possibilitando a paternidade a este homem. Se o paciente, no entanto, for uma criança, cuja puberdade ainda não foi iniciada, o tratamento precisa de maior atenção. O fato é que as opções de tentativa de preservação da fertilidade ainda são consideradas experimentais para essa faixa etária”, finaliza o urologista.
Sobre a Criogênesis
A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 12 anos de experiência com células-tronco, é membro institucional da AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro.