A dor em qualquer lugar do corpo é um aviso de que algo está errado e sempre tem uma causa.
Muitas podem ser as causas da dor de cabeça, como problemas musculares, problemas circulatórios, tumores entre outros, mas muitas vezes, as pessoas sofrem de enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, dor no pescoço e nos ombros, sempre por um longo período de tempo, sem considerar que a solução está num consultório odontológico.
Dores como essas podem ser causadas por stress muscular e funcionamento inadequado do sistema mastigatório. O fechamento dos dentes ou oclusão dental é feita por quatro pares de músculos, denominados mastigatórios. Quando a oclusão é harmônica e eles trabalham de maneira correta, não há dor. Porém quando existe maloclusão dentária (encaixe inadequado dos dentes na mordida), posições erradas de postura, apertamento ou ranger dos dentes (bruxismo), há um stress dos músculos que envolvem esta região podendo resultar em fadiga muscular ou processo inflamatório.
Tratamentos para dor como acupuntura, medicamentos, hipnose e compressas térmicas, podem ser usados como terapia auxiliar mas são paliativos e atuam apenas no alívio dos sintomas. A dor de cabeça, provocada por apertamento nos dentes ou bruxismo e por má oclusão dentária, pode ser tratada de diversas maneiras em aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, toxina botulínica (botox) para relaxamento muscular e alívio da dor, ajuste oclusal (remoção de interferências na mordida) e placas miorrelaxantes usadas durante o sono, capazes de auxiliar no tratamento de vários distúrbios do sistema mastigatório. Outros problemas como ronco e apneia também podem ser tratados em consultório odontológico permitindo a recuperação do bem estar e do sono adequado.