![outubrorosa](http://vivabemavida.com.br/wp-content/uploads/2015/10/outubrorosa-e1444248854660.jpg)
O blog Viva bem a Vida, neste mês, veste a bandeira cor de rosa, convicto de que a conscientização e prevenção é a educação. Juntos podemos somar forças! Despertar a sociedade em geral para os cuidados com o corpo e mudança dos hábitos de saúde, utilizando a informação como instrumento de conscientização, podendo desmistificar muitas dúvidas sobre o assunto em pauta.
Como Susana e eu nos preocupamos em levar informações e dicas para a melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar, nós não poderíamos ficar de fora dessa importante causa que é a campanha mundial de prevenção e combate ao Câncer de Mama. Essa doença tem sido o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo. Entretanto, quando diagnosticado no início, tem altos indíces de cura.
O exame do toque é a melhor atitude que mulheres e homens devem ter. Enganam-se os homens que pensam que este tipo de câncer é apenas diagnosticado em mulheres. Dados estatísticos apresentam um aumento significativo no diagnóstico positivo entre os homens.
Tudo começa em você mesma!
- É importante a prática do auto-exame para conhecimento e percepção do corpo, e do exame clínico com profissional de saúde treinado e qualificado para melhor detecção;
- Em mulheres com menos de 40 anos – proceder a exames clínicos da mama com o acompanhamento de
um ginecologista a cada três anos; - Para as mulheres com existência de fator de risco, o exame clínico e a mamografia são indicados anualmente a partir dos 35 anos de idade;
- Mulheres com mais de 40 anos, sem o fator de risco – os exames devem ser feitos anualmente ou a critério médico;
- Mulheres entre 50 e 69 anos deve-se fazer uma mamografia pelo menos a cada dois anos;
- Nas mamografias regulares é que se pode descobrir o câncer cedo inicialmente, de dois a cinco anos antes de o tumor ficar grande o bastante para sentí-lo como um caroço.
O Blog Viva bem a Vida não poderia deixar de desejar força, energia positiva e todo o nosso carinho para todos aqueles que hoje estão passando pelo tratamento da cura.
Temos a certeza que estes momentos serão superados e, lembrem-se, estamos juntos com vocês, hoje e sempre!
Destacamos dois sites onde vocês poderão buscar maiores informações, suporte, apoio e auxilio sobre o assunto: