O Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal (Rei = energia universal e KI = energia vital). Reiki, apesar de atuar no campo energético e espiritual não é religião. É uma terapia onde qualquer pessoa, de qualquer cunho religioso, pode utilizar de seus benefícios.
O Reiki teve sua origem em 1922 no Monte Kurama por Mikao Usui. Desde então, o Reiki foi levado a diversos lugares do globo por diversos mestres até chegar ao Brasil. Hoje é reconhecida como uma prática de terapia alternativa reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e desde 2007 é reconhecida pelo Ministério do Trabalho como profissão isolada.
Podemos dizer que o Reiki é uma prática de terapia alternativa que por meio de um iniciado (Reikiano) e através da imposição de mãos será o “canal” para transmissão e condução da energia para equilíbrio do sistema natural de uma pessoa ou de qualquer ser vivo (animal, planta ou planeta).
Com a terapia Reiki há harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. O Reiki trata a pessoa como um todo e em todos os níveis (desde o nível físico, mental, emocional, energético e espiritual). A energia é inteligente e geralmente atua no ponto que a pessoa mais precisa.
O toque é suave, semelhante a um banho de luz. Depois de receber REIKI, é natural sentir-se bem disposto, energizado, como se acabasse de voltar de uma boa noite de sono. Todos podem receber REIKI, sem limite de idade.
É um método utilizado para redução de estresse. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.