Texto: Mauricio Romeiro
Quando falei para uma mãe que brincadeiras, jogos educativos, atividades orientadas e elaboradas por educadores e psicólogos, poderiam educar o seu filho, seus olhos se arregalaram como se eu tivesse dito o maior dos absurdos!
Infelizmente essa é a reação da maioria dos pais porque, devido a cobrança do mundo atual com metas e bons resultados, eles têm transferido aos nossos pequenos seres, responsabilidades e deveres que não lhes pertencem. A palavra de ordem para os pequenos é BRINCAR, e através desta palavra descobrir o mundo real e imaginário, com momentos lúdicos.
Tempo livre para as mais diversas atividades, permite proporcionar estímulos para que eles tenham liberdade em descobrir, compartilhar e se relacionar com outras crianças. Aprender a obedecer regras e seus próprios limites e o dos outros, são lições importantes para a transformação dos nossos pequenos.
Então aos nossos pais, educadores e ansiosos em transformar os seus filhos em super-heróis, fica uma dica: tomem cuidado! Não se esqueçam de reservar na sua agenda e, principalmente , na agenda de seu filho, aquele tempo livre para brincar.
As brincadeiras orientadas e estímulos psicomotores são fundamentais na formação dos nossos pequenos e futuros cidadãos, levando em conta os aspectos cognitivos, motores, psicoemocionais, psicossociais e morais.
Quando elaboro uma atividade para as crianças, penso em estratégia, as quais serão influenciadas por todos os aspectos comentados acima. Deixar os pequenos livres para viver todo o processo e permitir que, através deste processo, eles possam criar, imaginar e construir sua linguagem própria, é permitir a sua evolução como seres.
“ É através das atividades e brincadeiras que eles aprendem a enfrentar dificuldades e desafios, sentem o prazer das conquistas e os desprezares das frustações”.
Na seção destinada para os nossos pequenos e prodígios super-heróis, temos atividades lúdicas que foram vividas pela Carol München, nossa chef mirim, e pelo Pedro München.
Abaixo, o vídeo da atividade conjunta.