Fui até o lançamento do guia O Viajante Europa que aconteceu na Livraria Cultura, aqui em São Paulo. Esse é um guia de viagem único. Ele tem 3 volumes e cobre 50 países e foi dividido em Europa Mediterrânea, Europa Oriental e Norte da Europa. A primeira edição do Guia O Viajante Europa, que se chamava Guia do Viajante Independente, era voltado para o público mochileiro e tinha um volume. Para comemorar essa 10ª edição, que é um fato marcante, resolveram ampliar a edição e atingir a todos os púbicos, não só os mochileiros. Por exemplo: na parte de hospedagem há dicas de albergues e também de hotéis de outras categorias. No lançamento, tivemos a palestra do autor e editor do guia, o Zizo Asnis. Meu colega no primeiro ano da faculdade e, quem imaginaria, se tornaria um escritor de guias de viagem. Fez um trabalho extremamente profissional nesses 15 anos da editora e vem se aprimorando a cada guia e edição. Como gravamos muito material, e tudo ficou tão bacana, resolvemos dividir em 3 videos, da seguinte maneira: 1) A palestra- ele conta sobre o planejamento e execução do guia 2) Perguntas para O Viajante e perrengues de viagem 3) Entrevista do Viva bem a Vida com o Zizo Não percam esse trabalho maravilhoso! Parabéns Zizo, sou fã do seu trabalho. Susana München
Conheça a história do Zizo, das viagens e do “nascimento” dos guias. É super interessante conhecer a evolução da idéia. O trecho abaixo foi extraído do site do Viajante. Se quiser saber mais informações e conhecer outros guias, acesse www.oviajante.uol.com.br
A HISTÓRIA DO VIAJANTE
Era 1989 quando o garoto Zizo Asnis trancou matrícula de seu curso de Publicidade e Propaganda na PUC/RS, chutou o trabalho e foi morar um ano em Londres. Chegou de mãos abanando, sem nada saber e quase sem dinheiro.
Ralou legal. Descolou um emprego de lavador de pratos e foi isso que fez nos meses seguintes – lavou pratos. Mas também ia a museus, concertos de rock, parques, feiras de Camdew Town. Lavou tanto prato que juntou uma graninha. E foi gastar suas economias circulando de trem por toda Europa – no emblemático ano em que a Cortina de Ferro e o Muro de Berlim desabavam. E depois de passar por Israel e Egito e um ano inteiro cheio de histórias e experiências, voltou ao Brasil.
Como um quase-pioneiro-viajante, na jurássica era pré-internet, Zizo se tornou uma fonte de informações sobre a Europa, e assim passou a dar dicas a amigos, a amigos de amigos, a amigos de amigos de amigos. Seu destino no momento, porém, era se empregar numa multinacional – e logo se viu, por cinco anos, dentro da Xerox do Brasil.
A coceira
Em seus anos de adulto-sério, Zizo constatou que seu passado de mochileiro provocava uma infindável coceira – e só havia um remédio. Assim, novamente, deixou o trabalho e lá foi de novo à Europa.
Em Londres, desta vez, foi promovido – agora trabalhava como cozinheiro e garçom. Tanto cozinhou e carregou bandeja que melhorou – e chegou a servir um banquete para o Príncipe Charles. Oh! Juntou uma boa graninha e já sabia o que fazer: voltar a circular pela Europa. E depois, conhecer a Ásia. Para, finalmente, após dois anos fora, retornar ao Brasil.
De volta, começou a pensar em um projeto que incentivasse mais pessoas a se tornarem viajantes. Sabia, afinal, que muita gente não encarava uma viagem por falta de informação. Ou por insegurança. Ou por falta de dólares. Informação ele tinha, segurança ele poderia tentar passar (insegurança com o quê, viajante??) e dinheiro, bem, por experiência, ele sabia que era possível sair pelo mundo com muito menos grana do que se imaginava. E, acima de tudo, tinha a convicção de que uma viagem era uma vivência sem igual, pela qual todos deveriam experimentar.
Algum tempo depois, Zizo largou mais uma vez o trabalho, mas desta vez pra viajar nas suas próprias ideias: passou a criar um guia de viagem, com base nos seus anos de viajante mundo afora – mas um guia diferente de todos os outros que havia no Brasil. Em 1999, formou uma equipe de viajantes para percorrer a Europa e coletar informações. Neste mesmo ano, lança o site O Viajante, ou www.oviajante.uol.com.br, então o primeiro na internet a enfocar o turismo mochileiro e independente. Poucos meses depois, o site se torna parceiro do UOL, o maior portal e provedor da América Latina, que bota fé na ideia e o incorpora ao seu conteúdo.
Ele começou toda a história do guia e da editora. Em uma viagem de 1989 exclusivamente mochileira, andou por todas a Europa e sentiu falta de ter um guia de viagem para brasileiros.
O passo seguinte talvez tenha sido ainda mais significativo: Zizo lança, em junho de 2000, o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa – o primeiro guia de viagens sobre o continente europeu em português, feito por e para brasileiros, não sendo apenas a tradução de um guia estrangeiro.
Conhecido como O Viajante, a publicação entrava assim no seleto clube de guias destinados a viajantes independentes, onde fazem parte o australiano Lonely Planet, o americano Let’s Go, o inglês Rough Guide, o espanhol Trotamundos, o francês Le Guide du Routard. Apesar de contar com uma divulgação limitada, a receptividade do primeiro guia O Viajante foi excepcional, não tardando a penetrar nos restritos círculos editoriais de distribuição e nas mãos – e malas e mochilas – de viajantes.
Desenvolver guias em português para brasileiros tornou-se do agrado de todos: dos viajantes selecionados, que viajavam para coletar informações; do Zizo, que agora tinha uma boa desculpa pra viajar; das livrarias, que os (bem) vendiam; e, principalmente, do público, que ganhava uma publicação com sua cara e identidade. Na sequência, um novo e inusitado destino: América do Sul. E, em junho de 2002, é lançado o Guia Criativo para O Viajante Independente na América do Sul, o primeirão, em português, a apresentar o nosso continente para brasileiros.
Nos anos seguintes, são publicados um livro no segmento literatura viajante – Uma Estrada para o Chile, de Alberto Schwanke – e mais dois guias vinculados ao continente sul-americano: o Guia O Viajante Argentina e o Guia O Viajante Chile (ambos lançados em 2007).
Em 2008, Zizo cria uma iniciativa inédita: o Curso Travel-Writer – para os interessados em escrever sobre suas viagens e ainda quem sabe ganhar por isso. O curso se mostra um sucesso, sendo ministrado anualmente desde então, já tendo turmas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Em 2010, a editora publica seus dois primeiros títulos sobre terras brasileiras: o Guia O Viajante Santa Catarina e o Guia O Viajante Rio Grande do Sul. Dois anos depois, um guia de uma única cidade – e que cidade –, Londres. Mais dois anos depois e já estamos em 2014 – o Uruguai é o pais do momento, e ganha um guia próprio.
Nesse mesmo 2014, O Viajante comemora 15 anos – e lança seu novíssimo site, de cara nova. Enquanto isso, novas edição são trabalhadas, planejadas – já são 10 títulos e 27 edições, mais de 200 mil exemplares vendidos. E Zizo nunca mais precisou largar seu trabalho pra viajar…
O GUIA
O Guia O Viajante Europa, conhecido como Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa, publicado pela primeira vez no ano 2000, inegavelmente é um sucesso editorial: com mais de 150 mil exemplares vendidos (incluindo as inúmeras reimpressões), completa 15 anos e chega à histórica e invejável marca de 10ª edição.
Para celebrar, a editora O Viajante/Trilhos e Montanhas lança uma edição especial, comemorativa: toda a Europa, com 50 países, organizados em 12 regiões, com mais de 2 mil páginas.
Feito inédito no mercado nacional e internacional, a obra foi dividida em 3 volumes, de acordo com suas características geográficas e culturais: Europa Mediterrânea, Norte da Europa e Europa Oriental, todos acondicionados num charmoso box, de tiragem limitada.
Inúmeras dicas de atrações, museus, passeios, hotéis, albergues, restaurantes (todos com destaque nos favoritos dos editores – o boneco “Zizinho”) e de como viajar de forma independente. Novidade: sugestões de roteiros para percorrer o continente europeu, com diferentes possibilidades de meios de transporte. O único guia feito por e para brasileiros!
Guia O Viajante Europa 10ª ed (box com 3 volumes)
Título: Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa
Editora: O Viajante / Trilhos e Montanhas
Autor: Zizo Asnis e Os Viajantes
CONTEÚDO DO GUIA
Roteiros: sugestões de percursos para desbravar a Europa
Viajando pela Europa: trem, ônibus, carro, avião, companhias low-costs
Atrações: museus, palácios, parques, prédios históricos, feiras, praias, festas
Destaques: hotéis, albergues, restaurantes, bares – para todos os bolsos
Mapas: das regiões, dos países, das principais cidades
E ainda: História, Geografia, Literatura, Música, Cinema, Box de curiosidades gerais
VOLUME 1 | Europa Mediterrânea
Planejamento
Península Ibérica: Portugal, Espanha, Andorra
Região Francesa: França, Mônaco
Península Itálica: Itália, Vaticano, San Marino, Malta
Grécia e Turquia: Grécia, Turquia, Chipre
A região mais alegre, ensolarada e latina da Europa! Inúmeras dicas de atrações, museus, passeios, hotéis, albergues, restaurantes (todos com destaque nos favoritos dos editores – o boneco “Zizinho”) e de como viajar de forma independente. Novidade: sugestões de roteiros para percorrer o continente europeu, com diferentes possibilidades de meios de transporte. O único guia feito por e para brasileiros!
VOLUME 2 | Norte da Europa
Britânicos + Irlanda: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Irlanda
Benelux: Holanda, Bélgica, Luxemburgo
Germânicos: Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein
Países Nórdicos: Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia
Histórias da Segunda Guerra, as paisagens encantadas das regiões nórdicas, as cidades mais vibrantes da Europa! Inúmeras dicas de atrações, museus, passeios, hotéis, albergues, restaurantes (todos com destaque nos favoritos dos editores – o boneco “Zizinho”) e de como viajar de forma independente. Novidade: sugestões de roteiros para percorrer o continente europeu, com diferentes possibilidades de meios de transporte. O único guia feito por e para brasileiros!
VOLUME 3 | Europa Oriental
Leste Europeu: República Tcheca, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária
Países Bálticos: Lituânia, Letônia, Estônia
Soviéticos: Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia
Bálcãs: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Kosovo, Albânia
As lembranças do comunismo, os países mais baratos e menos turísticos, o lado B da Europa! Inúmeras dicas de atrações, museus, passeios, hoteis, albergues, restaurantes (todos com destaque nos favoritos dos editores – o boneco “Zizinho”) e de como viajar de forma independente. Novidade: sugestões de roteiros para percorrer o continente europeu, com diferentes possibilidades de meios de transporte. O único guia feito por e para brasileiros!
DADOS DO GUIA
Número de páginas: 2.022
Especificações técnicas:
Tamanho: 13,5x20cm
Peso: 1.960kg
1ª edição: Junho de 2000
Edição atual: 10ª edição – setembro de 2015