Ser organizado é fundamental para a nossa vida pessoal e profissional. Mas não é simples ! Nem todo mundo consegue ser organizado. Algumas vezes até tentamos mas não conseguimos.
Pensando em apresentar alternativas para que você possa viver a vida de uma maneira organizada, entrevistamos a Cris Faria, personal organizer. Ela vai dar algumas dicas de organização.
Conheça agora um pouco sobre ela e sobre seu trabalho.
1 – Quando você iniciou este trabalho e qual é o foco?
Eu comecei a trabalhar com organização há 3 anos. O meu foco é organização residencial de closets, banheiros, cozinha, louceiro, prataria, lavanderia, homeoffice, brinquedoteca, quarto de bebê, etc. Também atuo com gestão doméstica, treinamento de funcionários, consultoria em projeto de marcenaria.
2 – Quem são os mais bagunceiros : os homens ou as mulheres?
Há um tempo atrás, eu diria sem sombra de dúvida, que são os homens. Mas hoje, com a experiência que tenho no atendimento de clientes diversos, eu diria que as mulheres tendem a ser mais bagunceiras pois acumulam mais roupas e objetos. E o excesso de itens desnecessários gera bagunça.
3 – É possível organizar um armário ou baú de brinquedos? Como dar dicas para os pais ou até mesmo para a garotada?
Eu tenho que concordar que organizar os brinquedos das crianças não é uma tarefa fácil. Mas também não é nada impossível! A primeira dica é fazer a separação dos brinquedos por coleção ou similares. Se necessário, peça a ajuda da criança. Inserí-la no contexto da organização faz toda a diferença! Ela se sentirá mais comprometida na manutenção de tudo que foi feito. Em seguida, utilize caixas organizadoras, de preferencia transparentes, para guardar separadamente as coleções. As caixas transparentes facilitam a identificação dos brinquedos, ainda mais se for uma criança com pouca idade e que ainda não saiba ler. Por último, identifique todas as caixas com uma etiqueta que informe o nome da coleção. Reserve uma das caixas para colocar brinquedos diversos, os quais não fazem parte de uma coleção específica.
4 – Você acredita que a organização de um ambiente possa mudar ou alterar os costumes e hábitos dos desorganizados?
Totalmente. A organização tem o poder de transformar e melhorar a vida das pessoas que a cada dia tem menos tempo para cuidar de suas casas. Viver em um ambiente organizado é qualidade de vida.
5 – Confesso que já arrumei muitas geladeiras e despensas de alimentos de amigos porque é algo que me irrita muito! Quais são as principais dicas para arrumar a geladeira e a despensa?
Uma geladeira organizada e funcional precisa ter a setorização de alimentos. O que seria isso? Por exemplo: os iogurtes, queijos, requeijão precisam ter um lugar reservado em uma das prateleiras da geladeira. Sempre que possível, deve-se evitar misturar em uma mesma prateleira comidas com frutas, doces, e assim por diante. Uma geladeira organizada consome menos energia, pois você sabe exatamente a localização de cada item e não perde tempo procurando o que deseja.
Com a despensa não é diferente. A setorização dos alimentos é fundamental. Utilize cestinhas plásticas para delimitar o espaço de cada categoria de alimentos e coloque etiqueta de identificação.
Uma despensa organizada gera economia ao orçamento da família, pois você visualiza tudo que tem armazenado e pode facilmente identificar o que está faltando. Evitando, assim, compras desnecessárias.
6 – As pessoas costumam adotar e manter a organização após a realização do seu trabalho? Quanto tempo depois, se faz necessário fazer uma visitinha de fiscalização para ver se tudo continua arrumado? Existe este retorno?
Eu costumo dizer que nós, Personal Organizers, plantamos a sementinha da organização na casa das pessoas. A organização muda a rotina e os hábitos da família. Quando se vive em um ambiente organizado e funcional, as pessoas começam a perceber o valor e passam a ajudar a manter aquela organização, pois isto traz benefícios à sua vida. Por exemplo: é muito comum encontrar peças de roupas empilhadas em gavetas ou prateleiras onde uma sobrepõe a outra dificultando a visualização. Durante a organização, não é raro ouvirmos: “Como eu procurei esta roupa e não a encontrava!” , “Comprei outra blusinha igual a esta pois não sabia onde estava…”.
Visitas de revisão ou manutenção da organização, muitas vezes são necessárias para acomodar novos itens, fazer alguma mudança no planejamento inicial da organização. Normalmente, retornamos à casa 1 mês após a conclusão da organização. Na maioria das vezes revisamos algumas partes da casa, mas o que percebemos é que a essência da organização é mantida pela família.
7 – Quem são as pessoas que procuram a sua ajuda?
Pessoas que estão mudando de casa, recém-casados, mamães que querem organizar o quartinho do bebê, mulheres que já se perderam na bagunça do seu closet.
8 – Existe um método lógico ao arrumar um closet ? Por onde começar?
Sempre inicie pelo descarte e separação de todas as peças. Só assim você terá uma visão geral do volume de itens de cada categoria (blusas, vestidos, calças, malhas, etc.).
Em seguida, comece a organização dos cabides pois você verá resultado mais rápido e ficará motivada para continuar o processo. Deixe as dobras de malhas e blusas para o final.
9 – Geralmente muitas peças do nosso guarda-roupa são esquecidas. Através de uma organização as pessoas passam a variar mais os looks?
Sim! Este é um dos benefícios da organização. Você passa a visualizar tudo que tem, de forma ordenada, e fica muito mais fácil e rápido montar looks diferentes todos os dias.
10 – Vamos falar de um problema sério: gaveta de cozinha . Qual é a dica para as pessoas não deixarem algo queimar porque não encontraram a colher certa para mexe-lo a tempo?
Utilizar organizadores de gaveta que permitem fazer a separação dos itens de uma mesma categoria, facilitando a visualização e identificação do que você precisa naquele momento. Uma gaveta de utensílios de cozinhar (por exemplo: facas, colheres, etc) sem ordem, pode provocar até acidentes domésticos como cortar o dedo com uma faca que estava próxima à colher que vc precisava pegar.
11 – A psicologia diz que a organização da vida começa pelo ambiente no qual vivemos e é através desta organização, que interferimos diretamente na construção de nossa personalidade e caráter. Você acredita que o seu trabalho tem este poder de transformação?
Totalmente. Você só terá uma vida organizada se a sua casa estiver organizada. O sucesso de uma familia começa na casa em que vivem.
A Viver Organizer está preparada para atender seus clientes com excelência e alta qualidade. No portfólio há serviços de Organização (mudanças, closets, cozinhas, lavanderias, etc.), Gestão Doméstica, Treinamento de Funcionárias, Consultoria em Projetos de Marcenaria, dentre outros.
Além de todos estes serviços, há uma linha exclusiva de produtos organizadores desenvolvidos e assinados pela Viver Organizer. Tudo isso para oferecer um serviço único e personalizado aos nossos clientes.
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