Olá queridos leitores! Venho novamente falar um pouquinho desse povo, que na verdade ninguém sabe ao certo de onde vieram e nem para onde irão… Mas quando se fala neles, temos a certeza que carregam em si magias, fascínio e mistérios que ultrapassam os limites do tempo e por isso deixam suas marcas por onde vão!
Um povo que segue pelas estradas, levantando a poeira e os cânticos aos sons de violinos, enchendo o ar de encantamento, de convites ao amor; deixando no ar muitos sonhos e fantasias. É tudo para firmar a alegria que o povo Cigano já exala em si! Por isso, dançar e cantar faz parte da sua rotina, mas o seu maior segredo fica por conta da magia das cartas e do feitiço do olhar. Entre os videntes e mágicos, os ciganos sempre são os mais amados! Mesmo vivendo pelo mundo, sem destino, muitas vezes sendo perseguidos, eles são sempre unidos e uma grande força os leva a cantar ainda mais. São os eternos peregrinos das estradas. Lendo o destino nas cartas e linhas das mãos, eles ganham para o sustento do dia; muitos são caldeireiros e ganham a vida concertando panelas de ferro e fabricando tachos, outros são artistas de circo, mas o que não falta é habilidade para exercerem vários e mais diversos ofícios.
Os Ciganos criaram suas próprias leis, são amantes da natureza, exaltam as criaturas divinas e os quatro elementos, acreditam num Deus poderoso, soberano, bondoso e justo. Peregrinos no mundo afora, muitas lendas surgiram e se misturaram às suas histórias.
Os ciganos têm simbologia, códigos e dialetos próprios, muitos deles ainda secretos. A Simbologia também usada nos oráculos, no baralho, como o que já vimos no artigo sobre cartomancia : “As cartas não mentem jamais!”.
Já a Astrologia dos ciganos, que também é repleta de simbologia, foi criada pelos Kakus (feiticeiros do clã), em suas caminhadas pelas estradas banhadas de lua e pelas lendas vindas da velha Índia. Neste caso não é uma ciência, como a Astronomia, mas pode revelar de forma mágica os mistérios que há no interior de cada ser humano. Alguns estudos revelam que eles chegaram a ser adeptos da astrologia dos caldeus, mas se sentiram invadidos pela cultura de povos estranhos e então começaram a observar os astros e as constelações para criarem sua própria visão sobre astrologia, o que ainda é pouco conhecida, por não ser tão divulgada.
Como a astrologia tradicional, oriunda dos Caldeus, a dos ciganos tem também doze signos. Cada um deles tem suas características próprias, planetas regentes, influências espirituais; cada um dos signos determinam características de personalidade, pontos fortes, mas também vemos os pontos fracos, assim como o nosso temperamento e até mesmo certos bloqueios, justamente para serem trabalhados e alcançarmos uma vida melhor, mais harmônica, e disso os nossos queridos ciganos sabem bem.
Os ciganos, como todos os povos místicos, levam a sério a astrologia, mas, de acordo com sua cultura, levam suas vidas nas barracas e, ao levantar acampamento, seguem estrada a fora nas caravanas.
Queridos leitores, tudo isso só nos faz cada vez mais ter certeza de uma coisa: de que não dá para pensar em cigano sem pensar em leitura de sorte, previsões e rituais secretos. Um povo de muito fascínio, de sensualidade, de mistério… Um povo de jeito livre e impetuoso, esse é o Povo Cigano! Optchá!
No próximo artigo. você irá conhecer um pouco sobre os dozes signos do horóscopo cigano! Não Perca!!!
Bruna Antunes Esotérica
Kalinata ao clã Kalon Barthali
Taróloga, Oraculista, Terapias e Rituais