Em agosto de 2013, um novo modo de se fazer terapia mudou definitivamente a vida de Cristina Nogueira de Oliveira. A paulistana, de então 34 anos, estava desesperada para emagrecer e nada do que ela fazia adiantava. Fez inúmeras dietas e tomou remédios para conseguir o efeito desejado e, apesar de alcançá-lo algumas vezes, a facilidade para ganhar o peso perdido era imensa. Recorreu aos medicamentos tantas vezes que os comprimidos pararam de surtir efeito e Cristina viu como única solução colocar um balão intragástrico. Foi então que seu marido viu uma matéria na internet que comentava o sucesso de um novo tratamento que associa a Hipnoterapia Cognitiva a já consagrada Terapia Cognitivo Comportamental, aplicada pela psicóloga Vânia Calazans.
Cristina, meio receosa, decidiu que aquela seria a última tentativa de emagrecimento antes de recorrer ao balão intragástrico. E o resultado foi tão positivo, que ela não precisou de nenhuma medida agressiva.
No consultório da doutora, paciente e psicóloga realizaram dez sessões em que Cristina aprendeu a gerenciar a quantidade de alimentos que ingeria, a ter interesse por alimentos mais saudáveis (frutas, verduras e legumes, que não eram de seu interesse), ter motivação e interesse para praticar atividades físicas, evitar doces, chocolates e refrigerantes, ter prazer em se alimentar de forma saudável, comer devagar, saborear o alimento e, enfim, colocar o balão intragástrico imaginário. A Terapia Cognitivo Comportamental associada à Hipnoterapia Cognitiva alcança resultados cada vez mais animadores e as pesquisas científicas comprovam os resultados positivos. A colocação do balão intragátrico imaginário, não é um procedimento agressivo (não há, de fato, uma cirurgia, a introdução do balão) e o resultado é alcançado através de uma técnica de hipnose elaborada, que reproduz um ambiente hospitalar, trazendo para o paciente a sensação de realmente ter passado por uma cirurgia. É, afinal, a simulação da introdução real do balão.
Cristina garante que saía das sessões com uma sensação de bem estar e motivada a mudar. “Eu sabia que precisava mudar, e a doutora me deu todas as ferramentas de como eu poderia atingir as minhas metas”.
Em um ano e dois meses, Cristina emagreceu 33,5kg, sem precisar de qualquer cirurgia. O resultado foi obtido a partir do que aprendeu e aplicou das sessões com a psicóloga. “Aprendi muito em cada sessão e fui evoluindo com o tempo. Tento evoluir e amadurecer até hoje com as técnicas”.
Cristina sabe que para manter o resultado é preciso manter o empenho. Ela mudou completamente sua alimentação e comprou uma esteira, que usa de três a quatro vezes por semana, durante 40 minutos. Ela também tem um aplicativo no celular que ajuda a controlar a quantidade de calorias ingeridas.
Além de alcançar o objetivo principal de emagrecer, a técnica ajudou a paciente em outros quesitos. Cristina sofria com uma alergia de pele muito forte, de fundo emocional, que foi quase completamente extinta. A paciente também aprendeu a controlar sua ansiedade (para a qual usava a comida como válvula de escape) e recuperou sua autoestima. Cristina confessa que deixava de ir a vários lugares por vergonha de sua aparência. Hoje ela se sente mais confiante e segura. “Agora fico feliz de me ver no espelho.”
Cristina ficou tão satisfeita com o resultado que às vezes custa a acreditar que não foi necessária nenhuma intervenção mais radical. Mas ela sabe que a mudança tem que ser permanente, e é preciso fazer a manutenção para não perder o que foi conquistado.
“Confesso que tenho muito medo de voltar a ser como eu era antes. Ainda não sei quem eu sou, nem como estou; às vezes penso que é um sonho e vou acordar gorda de novo. Quando entro em uma loja, começo sempre experimentando o GG, e vou mudando para G, M, e, às vezes, até o P. Choro de emoção ao me ver no espelho. Ainda não estou acreditando como eu estou! Mas tenho muita fé em Deus e sei que vou conseguir manter o que conquistei. Para isso, leio as apostilas da Dra Vânia e faço a autohipnose.”
A Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta Cognitiva Vânia Calazans aplica a técnica há mais de seis anos e vêm colecionando resultados positivos, não só no emagrecimento de seus pacientes, como em diversos outros transtornos, como ansiedade, depressão, fobias, doenças autoimunes, dor crônica e outros.