Dançaterapia – a vida em movimento

Dance class for women

Que tal experimentar uma nova forma de se movimentar na vida?

O que é

A dançaterapia é uma abordagem corporal de expressão espontânea, que está voltada para o desenvolvimento dos potenciais humanos através do movimento e da integração corpo-mente.

Como acontece

Sempre em grupo, a dançaterapia utiliza como recursos o movimento criativo, músicas diferenciadas e vivências rítmicas inspiradas nas experiências naturais da vida, como expansão, retração, pausa, continuidade, conexão e enraizamento. Os estímulos oferecidos são vivenciados de maneira pessoal, respeitando e valorizando a identidade de cada um.

 A origem

Esta metodologia foi criada há cinqüenta anos por María Fux, bailarina e coreógrafa argentina, que vê a dança como um patrimônio da humanidade e um caminho de transformação disponível para todos. Nasceu da busca de Maria por movimentos que pudessem ser vivenciados por qualquer pessoa, independente de condições físicas ou psíquicas, e servissem de ponte para uma conexão consigo mesmo, com o outro e com o ambiente. Difundiu seu método por vários países, incluindo o Brasil, que hoje conta com o Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux.

Relação com o nosso momento atual

Dentro da nossa rotina, onde entra a dançaterapia e como ela pode nos ajudar a viver melhor?

Uma das características da nossa cultura é estimular e valorizar nosso sistema racional e a linguagem verbal, muitas vezes esquecendo que nossa condição humana é corporal e que o campo da subjetividade (emoções, gestos, intuição…) também faz parte de nós.  Todos estes aspectos precisam estar integrados para que possamos viver de maneira plena e saudável.

Também experimentamos atualmente um grande volume de demandas externas, que podem imprimir um movimento de vida muito acelerado, automático, desprovido de sentido. Cabe a nós dar a oportunidade ao corpo de encontrar seu próprio ritmo, ampliando a nossa percepção sobre o momento presente: como estou me sentindo, que rumo quero tomar, como quero cuidar das minhas relações?

Para mudar padrões de comportamento e recuperar a relação saudável com o próprio corpo, é necessário se expor a situações e experiências que estimulem outras formas de expressão que não só a verbal. E a dançaterapia pode ser um caminho. Um caminho em direção a nós mesmos.

Benefícios

A dançaterapia estimula potencialidades que todos temos como criatividade, leveza, empatia, amorosidade, gratidão.

Permite transformar emoções através do movimento.

Sua prática regular favorece uma boa integração corpo-mente, já que abre espaço para que o corpo, consciente do seu movimento, desacelere a mente. Essa integração nos leva a um estado natural de presença, possibilitando uma escuta interna.

Proporciona um estado de relaxamento, fundamental para manter o nosso equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

É inclusiva, aproxima as pessoas e abre espaço para uma nova forma de convivência, sem julgamentos.

Ajuda a sair dos movimentos repetitivos habituais, modifica padrões fixados e desbloqueia tensões de maneira prazerosa.

Reforça a auto-estima com suas vivências que transformam limites em possibilidades.

Tudo isso nos dá liberdade para ser quem realmente somos.

Tem jeito melhor de se viver bem a vida?

Onde dançar

Unipaz-SP

R. Pedro Morganti, 76 – Vila Mariana

Espaço Imadamah

Av. Sumaré, 2.054 – Sumaré

Contato

Thais Alves

11 98175.2029

thaisalvesdanca@gmail.com

Thais Alves
Educadora Física (USP), dançaterapeuta formada pelo Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux, pós-graduada em Psicologia Transpessoal (Alubrat), com especialização em Reeducação do Movimento - Ivaldo Bertazzo e Biopsicologia - Susan Andrews
COMPARTILHAR