Cuide do seu cão: a doença do carrapato pode ser fatal!
A doença do carrapato é transmitida através do carrapato marrom no momento em que este se alimenta do sangue do cão. Raramente acomete gatos e seres humanos e é uma doença que tem sua maior incidência no verão pois é a época em que os carrapatos se reproduzem.
Pode se apresentar de duas formas: Babesiose (protozoário que infecta e destrói os glóbulos vermelhos) e Erlichiose (bactéria que destrói os glóbulos brancos). O cão pode ser acometido pelas duas formas simultaneamente, o que deixa o quadro ainda mais grave. A doença do carrapato tem cura, porém pode ser fatal.
É muito comum confundir os sintomas com cinomose. O importante é consultar o veterinário imediatamente após aparecerem os sintomas (apatia, prostração, tristeza, perda de apetite, febre e perda de peso).
O tratamento da Doença do Carrapato pode ser efetuada em qualquer fase da doença. O tempo varia de 21 dias a 8 semanas, dependendo da precocidade do diagnóstico.
Encontrou um carrapato no seu cão? O observe por uma semana. Aparecendo os sintomas como febre, cansaço, urina escura, perda de apetite, consulte imediatamente um veterinário.
O blog Viva bem a Vida fez algumas perguntas para a nossa colunista a fim de esclarecer as dúvidas dos nossos leitores, amantes dos animais. Todo cuidado é pouco quando se trata desta doença,que pode ser fatal. Como os sintomas muitas vezes podem ser confundidos com os de outras doenças, ficar atento é a melhor atitude que devemos tomar. Lembre-se: qualquer dúvida, mande sua pergunta para o nosso blog: contato@vivabemavida.com.br Ah! Caso você tenha um amiguinho que precise de um novo lar, nos envie fotos e dados do animalzinho pois teremos o maior prazer em ajudá-lo a encontrar um novo lar. SUSANA E MAURICIO
1 – Quais são as principais precauções que devemos tomar para que os nossos cães fiquem protegidos dos carrapatos?
Os animais devem utilizar medicamentos de controle a picadas de pulgas e carrapato, sejam eles os mensais (spot on) ou trimestrais (oral). O ambiente onde o animal vive deve ser constantemente desinfectado com produtos que eliminam os ovos desses animais. Esses produtos são encontrados na
maioria das lojas que vendem produtos para animais.
2 – Existem produtos que podem evitar a procriação dos carrapatos nos locais que os cães habitam? Quais são os produtos? E que cuidados devemos ter ao manipulá-los?
Existem vários produtos como o Butox, por exemplo. Esses produtos devem ser diluídos conforme orientação do fabricante. A pessoa, ao aplicar esses produtos, deve tomar cuidado com ingestão e com os olhos. A aplicação varia também e o ideal é seguir a orientação do fabricante.
3 – Existem sabonetes e shampoos que auxiliam no tratamento de combate aos carrapatos?
Existem mas não são eficazes para eliminar os carrapatos e não serve para combate-los.
4 – Os carrapatos podem ser transmitidos de um cão para o outro?
Podem sim. Os animais caem no ambiente e podem subir em outros animais sim.
5 – O contagio da doença do carrapato é apenas através da picada?
Sim, pois o protozoário e/ou bactéria se alojam no aparelho bucal do carrapato. Quando o animal é picado, no momento em que o carrapato suga o sangue, transmite a doença.
6– Caso seja diagnosticada a doença do carrapato em um cão, quais são os cuidados necessários durante o tratamento, tais como banho, canil, cama e outros?
Canil, cama, cobertores e outros, devem ser devidamente definfectados.
Os animais que não estiverem muito debilitados podem tomar banho normalmente. Para os que necessitarem de cuidados mais rigorosos, o ideal é esperar para dar banho, uma vez que o stress libera hormônios que diminuem a imunidade.
7 – Qual a diferença entre Babesiose e Erlichiose? Quais são as consequências de ambas? Os tratamentos são iguais?
As duas formas são transmitidas pelo mesmo tipo de carrapato: o estrela ou marrom.
A Erlichiose é causada por uma bactéria, ocasionando uma doença infecciosa severa. Ela infeccta e destrói os glóbulos brancos do organismo do animal
A Babesiose, é causada por um protozoário. Este protozoário infeccta e destrói os glóbulos vermelhos.
O tratamento para ambas é o mesmo ,e prolongado. Normalmente dura 30 dias.
8– Doenças alérgicas podem estar relacionadas com as picadas de carrapatos?
Sim. Animais podem ter reações alérgicas á saliva dos carrapatos.
9 – Existem produtos orais que garantem a proteção contra carrapatos e pulgas durante trinta dias ou até noventa dias. Podemos confiar na eficácia destes produtos? Exemplifique.
Existe no mercado o Bravecto. É via oral e dura 90 dias. Super eficiente, e por ser palatável, os animais ingerem sem nenhuma dificudade.