Eu quero um bicho de estimação !

Cat and dog with santa hat
A nossa colunista, a veterinária Graziela, vai falar um pouco sobre a escolha do bicho de estimação pois há vários fatores a serem considerados na escolha.Ela presta um serviço de consultoria para te ajudar a escolher o bichinho ideal para sua família. Também fizemos algumas perguntas para te ajudar um pouco mais. Se você ainda tiver alguma dúvida, mande um e-mail para contato@vivabemavida.com.br

 

Caros leitores, uma das decisões mais importantes para uma família é a escolha do seu animal de estimação. Essa escolha deve ser cautelosa e bem estudada, avaliando toda a rotina familiar e as raças que mais se adéquam ao ritmo familiar.

Alguns animais ficam bem sozinhos, outros precisam de mais atenção. Algumas raças de cães são mais dependentes, outras, porém, gostam da independência.

Tudo deve ser bem avaliado. Tempo dos adultos em casa, quantidade e idade das crianças, rotina de viagens.

Após serem respondidas tais perguntas, podemos partir para escolha da raça que mais agrada a família.

Deve se ter consciência que animais não são bichos de pelúcia e merecem toda atenção, cuidado e respeito.

Alguns tem a ideia de que apenas cães grandes cabem em sua vida, porém, se adaptam melhor a um Gato. Outros buscam por diversas raças e descobrem todo amor que um cão adotado de um abrigo pode oferecer.

Chega-se a essa conclusão através da consultoria para escolha de seu amigo pet ideal.

 

Perguntas para a Grazi:

 

VBV: Você pode dar exemplos de quais as  raças que não gostam de ficar sozinhas e quais se adaptam melhor ?

O Maltês e o Schnauzer são raças que de adaptam bem sozinhos.

Já o Lhasa, Shihtzu, Yorkshire não ficam bem sozinhos.

O Golden se adapta melhor mas prefere companhia.

 

Foto: Carlos Eduardo Vaz
Foto: Carlos Eduardo Vaz

VBV: Os cães que são mais depedentes da família conseguem ficar em hotel enquanto a família viaja?

Grazi: Conseguem sim, desde que o hotel disponibilize locais para que os animais gastem energia durante o dia. Se for um hotel onde ficam presos nos canis o tempo todo,  então o cãozinho terá problema de adaptação.

 

VBV: Mas não há uma dificuldade em introduzi-los nesse espaço já que são tão dependentes do contato com a família?

Grazi: Eles se adaptam bem.

 

VBV: Muitas pessoas tem cães grandes em apartamentos. Os animais se adaptam a esse espaço ou eles estariam melhor em uma casa? São os cães menores e mais “ apropriados” para apartamentos que tem essa necessidade de contato maior e integral?

Grazi: Não. Um Golden, por exemplo, adora a companhia do dono mas se adapta super bem ao tempo sozinho no apartamento. Já se  deixar um labrador sozinho no apartamento , quando você voltar após 3 horas, parecerá que passou um tornado .

 

VBV: Na maioria dos casos pensamos em gatos e cachorros mas quais são os outros pets que as pessoas estão procurando atualmente ?

Chinchilas
Coelhos
Mini pigs
Porquinho da Índia

 

VBV: Algum mais difícil de se encaixar e que exigem cuidados muito específicos?

Grazi: Algumas pessoas preferem pets exóticos, como cobras e lagartos. Nesses casos é necessário um bom conhecimento sobre a vida do Pet escolhido.

 

VBV: Os animais exóticos estão sendo bem-vindos aos lares de diversas famílias. Cite quais são as três espécies exóticas mais compradas e quais são as vantagens e desvantagens em adquiri-las?

Grazi: Lagartos e cobras, mas o conhecimento precisa ser bem avançado, principalmente no que diz respeito a tratamento por causa da mordida desses animais. O recinto deve ser adequado e conter todas as condições para manter a saúde e bem estar animal.

Graziela A Bastos
Graziela A Bastos
Médica Veterinária
Bill e Bull Clinica Veterinária
Rua Serra de Jureia, 688 - São Paulo/SP
Fone: (11) 2092.4405
COMPARTILHAR