Como tratar a sua dor de forma mais eficaz?
Você sabia que aquela sua dor lombar que você trata há anos pode ter relação com o seu intestino preso. E que uma hepatite que você teve quando criança pode ser a causa primária da sua tendinite?
Pode parecer confuso mas segundo Jean -Pierre Barral (precursor da osteopatia visceral) 70% das dores músculo-esqueléticas tem origem visceral, isso quer dizer, que uma alteração na mobilidade das suas vísceras pode aumentar a sobrecarga mecânica nas suas articulações ou gerar uma sensibilização no nervo dessa viscera podendo repercutir a distância, gerando dores na coluna.
Este exemplo ilustra bem como a Osteopatia funciona, ela é uma ciência, que diagnostica e trata,utilizando recursos manuais para direcionar o paciente para a auto cura. Ela foi denvolvida por um médico americano chamado Andrew Taylor Still, no final do século XIX. Ele não estava satisfeito com os resultados da medicina tradicional e por isso começou a aprofundar seus estudos em Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, entre outras disciplinas básicas da Medicina, porque acreditava que todos os remédios necessários para a cura do paciente existiam no seu próprio corpo
Ele tratava desde dores articulares à asma com sua nova Ciência e milhares de pessoas vinham até ele buscando a cura para seus males. Apesar de toda oposição da comunidade médica a Osteopatia resistiu, e hoje podemos tratar o paciente de forma mais integral e natural.
E por que escolher a Osteopatia à outro tipo de tratamento?
A Osteopatia observa o paciente de forma integral, ela avalia todos os sistemas que podem estar causando o sintoma ou interferindo negativamente para que ele piore. Esse é o motivo pelo qual a Osteopatia é mais eficiente do que muitos tratamentos convencionais, ela levará em consideração desde o nervo até a emoção que pode estar desencadeando sua dor.
Além disso ela trabalha auxiliando a Natureza, corrigindo as alterações reversíveis do organismo do paciente e assim o corpo tem condições de reestabelecer seu equilibrio.
Dessa forma a Osteopatia trabalha como facilitador do processo de cura do paciente, direcionando o corpo para isso.
Observando esses pontos é facil perceber porque os pacientes com dores músculo-esqueléticas muitas vezes realizam tratamentos longos sem sucesso. A maioria é tratada com foco na diminuição dos sintomas e não no diagnóstico da causa.
No Brasil a Osteopatia é uma especialidade da Fisioterapia, e apenas esses profissionais podem realizar o tratamento osteopático no nosso país.
Geralmente a frequência das sessões é de 1 vez por semana, com duração de aproximadamente uma hora, aumentando o espaço de tempo conforme a diminuição dos sintomas do paciente.
A Osteopatia não apresenta efeitos colaterais, algumas técnicas de manipulação que podem ser contra indicadas porém podem ser substituidas por técnicas mais suaves sem perder a eficácia da técnica. Dessa forma é um tratamento seguro e indicado para todas as idades desde bebês até idosos.
Além de tratar doenças músculo-esqueléticas como hérnias de disco, tendinites, dores musculares, ela também é eficaz no tratamento de enxaquecas, disfunção temporo-mandibular, refluxo, colicas em bebês, intestino preso, gastrites entrenoutras doenças.
Assim o profissional que trabalha com osteopatia é um aliado da natureza porque entende que a pergunta correta não deveria ser qual a droga que melhor vai mascarar esse sintoma , mas sim qual alteração mecânica está causando uma disfunção na função daquela estrutura.