Tratamento para emagrecimento saudável associa hipnose e terapia cognitivo comportamental.
O objetivo desse tratamento é preparar a pessoa que deseja iniciar uma dieta para que de fato obtenha sucesso. Esse programa de tratamento tem por finalidade resolver a maior de todas as dificuldades: modificar a maneira como o paciente se relaciona com a sua alimentação.
Para obter sucesso em uma dieta de emagrecimento é necessário que a pessoa se prepare psicologicamente. Normalmente esse aspecto é negligenciado, o que aumenta a possibilidade de fracasso.
Comece a prestar atenção e você vai perceber que sempre há um pensamento que precede o ato de comer. Quando pensamos em começar uma nova dieta, vários são os pensamentos que passam pela nossa cabeça. Por um lado existe o desejo de começar logo, por outro a sensação de privação. Ao pensarmos em aspectos positivos, como poder usar determinada roupa, nos sentimos motivados, alegres e lá vamos nós comprar frutas, verduras e fazer caminhadas. Porém, ao pensarmos que vamos ter que deixar a pizza com os amigos, nos sentimos tristes e desistimos antes mesmo do primeiro passo.
Os nossos pensamentos estão sempre vinculados a uma emoção e nos levam a um comportamento, mas dificilmente percebemos esse processo. Não questionamos porque comemos sem vontade ou em excesso. Comemos automaticamente e acreditamos que isso nos traz alívio, ameniza a ansiedade, a preocupação, a tristeza, etc. Os pensamentos que nos induzem a comer desnecessariamente são chamados de pensamentos disfuncionais. São eles que sabotam o nosso propósito de emagrecer.
Comer é uma atitude voluntária. Decidimos quando, quanto, como e o que queremos comer. Portanto, é necessário ter mais controle sobre nossas decisões alimentares e para isso precisamos aprender como perceber e modificar os pensamentos disfuncionais que levam ao desânimo e à sensação de fracasso. Ao controlar tais pensamentos, você passa a ter pensamentos funcionais que te conduzirão a uma postura assertiva e positiva em relação ao seu objetivo de ter um corpo esbelto e saudável.
Estruturado nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordagem psicoterápica amplamente estudada e comprovadamente eficaz, e associado à hipnoterapia cognitiva, esse tratamento utiliza técnicas e estratégias específicas que levam a uma mudança do pensamento e com isso a uma mudança no comportamento do indivíduo. Ao sentir-se melhor emocionalmente, a pessoa passa a se comportar de maneira mais assertiva, o que favorece alcançar mais facilmente as metas a que se propõe. Durante o tratamento, o paciente identifica quais são as dificuldades que enfrenta para emagrecer e passa por técnicas de hipnose específicas para aquela dificuldade.
O procedimento é realizado a partir de uma anamnese detalhada para conhecer crenças, hábitos, traumas e bloqueios. Durante o tratamento, que dura em média dez semanas, o paciente submete-se a diversas técnicas hipnóticas que facilitam a adesão às dietas, prática de atividades físicas, mobilizam aversão a determinados alimentos (doces, massas, chocolates, refrigerantes, etc.), até a colocação do Balão Intragástrico Imaginário, que reduz significativamente a ingestão de alimentos e diminui o apetite.
Esta integração mente-corpo é o diferencial da técnica. O método tem excelentes resultados para aquelas pessoas que se comprometem de fato com as técnicas propostas.
Sobre a hipnose
Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Psicologia, Odontologia, entre outros, o tratamento por hipnose reúne um conjunto de técnicas que visa melhorar a saúde física e emocional dos indivíduos, elevando a capacidade de resposta às sugestões para a alteração de pensamentos, sentimentos, comportamentos, ou estados fisiológicos. A hipnose não é um tratamento em si, mas um procedimento que pode ser utilizado para facilitar outros tipos de terapias e tratamentos, tornando-os mais breves e eficazes (APA, 2009).
Muitas pessoas ainda resistem à ideia de que a hipnose pode sim ser um tratamento sério. Isso ainda acontece por falta de informação. Com a evolução dos exames de imagem (ressonância, tomografia), a medicina compreendeu como a hipnose atua nas regiões cerebrais e passou a estudá-la profundamente. Atualmente, no meio científico, não se questiona mais se hipnose funciona. É certo que funciona e traz excelentes resultados em diversas áreas. Temos excelentes trabalhos com analgesia por hipnose, melhora de desempenho dos atletas, tratamentos em casos de ansiedade (pânico, fobias, etc.), dores crônicas, melhora dos sintomas de doenças crônicas como síndrome do colón irritável, vícios (cigarro, álcool, etc.), desempenho acadêmico, obesidade e tantas outras. Os Conselhos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e outros aprovam sua utilização desde que realizada de forma séria e que o paciente esteja em acompanhamento clínico, ou seja, a hipnose é apenas uma ferramenta facilitadora de um tratamento. A hipnose sozinha não cura, ela elimina sintomas; por isso, o paciente precisa ser acompanhado de forma integral. A hipnose “encurta” o tratamento.