Atualmente estamos vivenciando muitos casos diários de cães e gatos sofrendo de algum processo alérgico.
As alergias são reações exageradas do sistema imunológico em resposta a um agente externo. Normalmente os animais tem uma coceira intensa, mordem as patas, provocando lesões.
É importante ressaltar que os animais não passam alergia de um cão pra outro.
Basicamente as alergias são dividas e podem se manifestar de 3 maneiras:
DAPE – Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas
Uma das mais comuns, animais que são picados por ectoparasitas como pulgas, carrapatos ou até mesmo insetos, desenvolvem reações alérgicas. As regiões mais comuns para a ocorrência dessas lesões são na base da cauda, virilha e axilas. Essas regiões quentinhas são a preferência dos ectoparasitas.
O animal é picado e desenvolve lesões de pele e intensa coceira. As lesões são normalmente feridas pequenas e avermelhadas. Começam na região onde os parasitas estão alojados, porém a reação alérgica pode se manifestar por todo o corpo do animal.
HA – Hipersensibilidade Alimentar
Apenas 10% dos cães e gatos sofrem desse tipo de alergia. Os animais sofrem de reações alérgicas a moléculas protéicas com peso molecular elevados.
Leite, frango, carne bovina e conservantes estão entre os alimentos que provocam reações alérgicas nos animais.
A manifestação da alergia alimentar pode ocorrer em qualquer idade, porém em animais jovens (menos de 1 ano) é mais comum.
Em alguns casos de alergia alimentar, além da coceira, alopecia e lesões de pele, também podemos observar vomito, diarréia e dor abdominal. Esse sintomas não necessariamente permanecem o tempo todo, eles podem ser intermitentes.
ATOPIA
Fazendo um comparativo com os humanos, a atopia seria como a Rinite, onde há uma reação alérgica a substancias externas (ácaros, fungos, pólen e outras substancias presentes no ambiente). É uma doença que provoca inflamação da pele e uma intensa coceira.
Após a confirmação de que seu cão é um animal atopico, os cuidados básicos são o controle dos sintomas e uma qualidade de vida ideal ao seu amigo.
Uma vez percebido que seu amigo está passando por algum processo alérgico, o veterinário deve ser imediatamente consultado para que seja efetuado o diagnóstico e aplicado o tratamento adequado. Serão efetuadas uma série de mudanças afim de determinar exatamente qual a alergia do seu amigo pet e, a partir daí, iniciar as alterações necessárias para que o animal tenha uma qualidade de vida excelente.