Você já deve ter ouvido (ou até mesmo falado) frases como essas: “Não consigo emagrecer…”, “Já fiz de tudo, mas não tem jeito…” “É muito difícil, não quero fazer dieta…” “Eu até emagreço, mas depois o peso volta…” “Sou um caso perdido…” “Serei gordo(a) a vida inteira!”…
São exatamente essas crenças negativas que dificultam a maioria das pessoas de serem bem sucedidas em suas metas.
As crenças que temos sobre a vida são responsáveis por nossos pensamentos e sentimentos, que influenciam diretamente nossas atitudes e os resultados finais que obtemos.
Portanto, não basta mudar apenas o comportamento para emagrecer, porque depois de um tempo voltamos a agir como antes; é preciso rever nossas crenças e mudar pensamentos!
Além disso, existem vários outros fatores que também interferem na questão do sobrepeso:
– Emoções negativas – elas levam a desequilíbrios químicos, que causam necessidade de doces e alimentos de conforto imediato, que contribuem para o ganho de peso.
– Situações de stress – uma vez que o cortisol (hormônio do stress), pode despertar desejo de comer mesmo quando não estamos com fome.
– Estímulos que acionam o cérebro alimentar – biológicos, ambientais, mentais e sociais, que causam pensamentos sabotadores e a consequente vontade de comer de modo inadequado.
– Falta de exercícios – um corpo ocioso aponta para um cérebro preguiçoso e mais propenso a comer em excesso.
– Sono insuficiente – de acordo com pesquisadores americanos, a falta de sono aumenta os hormônios que regulam a fome.
– Problemas de saúde – como disfunções hormonais, intestino preso, retenção de líquidos, etc…
A metodologia do Coaching provoca uma reflexão sobre todos os aspectos descritos acima, gerando uma conscientização maior sobre as decisões a serem tomadas.
Utilizando técnicas de terapia cognitiva, o Coaching identifica as principais distorções que dificultam a perda e manutenção do peso desejado, ajudando as pessoas a pensar de um modo diferente e positivo, para modificar o comportamento alimentar de forma gradual e definitiva.
E quero terminar este artigo com uma ótima notícia:
Comer não é uma ação automática! Você decide o que comer, o quanto comer e quando comer!
Logo, o tipo de alimento, a quantidade e a frequência só depende de você!
E o Coaching pode te ajudar (e muito) a ter mais controle sobre suas escolhas e hábitos alimentares.
Beijos.