Oi gente!!! Fazer dieta é dificil, não é? Separei algumas dicas para vocês, que na verdade vale para a vida, que vão te ajudar nessa nova fase. Vale a pena seguir, só trará benefícios. Beijos, Susana
DICAS PARA SE ALIMENTAR MELHOR
- Prefira alimentos integrais. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e inibem a absorção do excesso de gorduras e colesterol da dieta.
- Faça várias refeições . Por favor, são pequenos lanches entre as principais refeições. Quando passamos muito tempo em jejum e a fome chega, comemos qualquer coisa que estiver pela frente. Não faça isso ! O perigo está aí. Sempre essas “tranqueiras”que temos a mão, não trazem nenhum beneficio a nossa saúde e, muito menos, a nossa dieta.
- Mastigue bem os alimentos. Esse processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, aumentando o tempo de saciedade. E também o cérebro precisa ter tempo para entender que estamos satisfeitos. Quando engolimos correndo a comida, acabamos comendo mais.
- Evite bebidas alcóolicas durante as refeições. O corpo fica encarregado de queimar primeiro o álcool, que é tóxico ao organismo . Enquanto isso, os demais nutrientes da dieta são armazenados nas reservas de gordura. Bom, não preciso nem dizer que refrigerantes, diets ou não, são proibidos. O ideal é não tomar nada ou beber um pouco de água. O excesso dilui o suco gástrico, distende as paredes do estômago sobrecarregando todo o intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes.
- Evite calorias vazias como doces, balas, açúcar refinado. O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante já sabe: acumulado na forma de gordura.
- Aumente o consumo diário de água. Hidratar o corpo ajuda na eliminação das toxinas pelos rins e auxilia na formação de enzimas que regulam a gordura corporal.
- Ao fazer as refeições procure consumir primeiro as verduras e legumes seguidos dos demais alimentos. As fibras em contato com o estômago aceleram a liberação de enzimas digestivas, tornando mais fácil a digestão.
- Evite molhos a base de creme de leite ou maionese. Substitua por iogurte light.
- Evite o consumo de gordura animal. Retire a pele ou gordura aparente das carnes antes do preparo e diminua o consumo de manteiga e ovos.
- Prefira assados, cozidos ou grelhados. Preparados a milanesa somam até 150 calorias a mais por porção.
- Na hora da fome, procure alimentos saudáveis como frutas, barrinha de cereais, lanchinhos comprados em casas de produtos naturais sem glúten.
- Na escolha das carnes, lembre-se que a carne branca tem menos calorias e o peixe deve estar presente, pelo menos,duas vezes por semana.
- Na sobremesa, evite chocolates, chantilly e cremes. Prefira frutas, salada de frutas e sorvetes de frutas. Está morrendo de vontade de um sorvetinho: pegue aquele picolé de limão, abacaxi, maracujá…que são refrescantes no verão e já aliviam a vontade do doce.
- A noite faça uma refeição menor do que o almoço e, de preferência, sem carboidratos. Refeições calóricas antes de dormir são transformadas em gordura pois não a utilizamos rapidamente.
- Dica do Dr. Regis Salgado, endocrinologista, que já deu várias entrevistas para o blog: não coma carboidrato após as 18:00 . O jantar também não pode ser uma refeição pobre. Precisa ser uma refeição rica em nutrientes pois é a noite que o organismo repõe aquilo que gastamos durante o dia .