Seja uma pessoa mais feliz : dicas para o seu dia a dia- Parte 1

Carlinhos praia
Teremos uma sequência de posts escritos pela psicóloga Vânia Calazans sobre Felicidade e Bem Estar. São artigos muito bacanas que nos mostram como buscar a nossa felicidade. É um assunto que nos tocou bastante e que vale o destaque ! Aproveitem bem essas palavras ! Beijos, Maurício e Susana.

Felicidade e Bem Estar

Felicidade foi classificada como a coisa mais importante da vida, segundo pesquisa mundial entre estudantes universitários. Inúmeras pesquisas têm mostrado que a felicidade melhora o comportamento social e prolonga a vida.

A boa notícia é que, com um pouquinho de empenho, além de encontrar a felicidade, podemos mantê-la sempre por perto.

Vários estudiosos do comportamento humano pesquisam há tempos o que faz com que algumas pessoas sejam mais felizes do que outras. Descobriram que a maneira como interpretamos o mundo faz muita diferença, ou seja, o mundo é percebido de forma diferente pelas pessoas.

Os pesquisadores consideram que existam pelo menos dois tipos de felicidade.
A primeira é a satisfação com a vida. Nessa definição, ser feliz significa estar satisfeito com a sua vida. A segunda é o bem-estar subjetivo, ou seja, como as pessoas se sentem no dia-a-dia e em que proporção elas experimentam sentimentos positivos e negativos.

Um dado interessante, é que os níveis de felicidade auto-relatada se correlacionam com as respostas fisiológicas associadas com a felicidade – por exemplo, as pessoas que se vêem como felizes apresentam uma maior atividade na parte superior do córtex pré-frontal esquerdo e apresentam níveis inferiores de cortisona, o hormônio do stress.

Alguns estudos demonstram que 40 a 50% das variações de personalidade são geneticamente determinadas. Contudo, embora a personalidade tenha esse componente genético, existem estudos que demonstram que a nossa personalidade pode mudar ao longo da vida. Por exemplo, as mulheres tendem a tornarem-se mais estáveis emocionalmente a medida que amadurecem. Os fatores psicológicos – especialmente a nossa personalidade – influenciam significativamente a nossa felicidade. As pessoas emocionalmente estáveis são menos preocupadas, pois são mais otimistas e se recuperam rapidamente de experiências negativas. As pessoas extrovertidas tendem a ser sociáveis, entusiasmadas e motivadas. Essas características demonstram um forte efeito positivo sobre a satisfação e o bem-estar. As pessoas que se consideram bondosas tendem a ser ligeiramente mais felizes do que a média.

Outro aspecto a ser considerado refere-se às relações sociais e está provado que essas desempenham um papel importante na nossa felicidade. Num estudo com pessoas muito felizes, os pesquisadores Seligman e Diener descobriram que as boas relações sociais eram a coisa mais importante para elas. A sensação de bem-estar aumenta quando estamos com os amigos – tanto pessoas introvertidas como extrovertidas sentem-se bem nesses momentos. Essa mesma pesquisa concluiu que pessoas felizes são mais propensas a encontrar um parceiro romântico e a construir uma relação satisfatória. O lazer, exercício físico, relações sociais e sexo também trazem benefícios imediatos sobre a nossa felicidade.

Você pode construir a sua felicidade.

Na próxima semana você vai receber dicas de como construir sua felicidade a partir de pequenas mudanças na sua rotina… Não perca!

Vânia Calazans
Psicóloga e Hipnoterapeuta Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ/FMUSP).

Rua Mato Grosso, 306 cj. 910 - Higienópolis -São Paulo / SP
Fone: (11) 2613.7730 / 3151.2343 / 2307.0412
E-mail : vaniacalazans@uol.com.br
COMPARTILHAR