Treinamento integrado: movimentos tridimensionais e habilidades motoras

gymnast

Hoje vamos falar de movimento e partiremos da definição desta palavra segundo o neurocientista Norman Mosley: Movimento é a expressão física de um processo neurológico.

Se todo movimento começa na mente e um simples gesto como elevar um garfo à boca foi anteriormente planejado, imagine então um movimento mais complexo, um saque de um atleta de tênis ou uma incrível acrobacia nas argolas no estilo Artur Zanetti… Parece difícil, não é mesmo? E é!
Mas é justamente na dificuldade que encontramos o encanto de trabalhar pensando no movimento; ele pode ser simples, intermediário ou complexo, mas para cada um de seus níveis sempre encontraremos um treinamento que o torne possível de ser executado, basta conhecermos e respeitarmos o ponto de partida do aluno ou atleta que estamos lidando.

Entender as progressões significa respeitar as etapa,  pois habilidades motoras básicas serão imprescindíveis para a maestria do movimento técnico esportivo.
Andar, uma habilidade motora básica do ser humano que é imprescindível para a maestria de quem pratica um esporte como a corrida, por exemplo. A corrida, por sua vez, sendo um deslocamento rápido do corpo – que exige além da força muscular, a aceleração e desaceleração deste mesmo corpo, exige do atleta um treinamento mais específico deste movimento.
Mas e depois que o corredor já sabe se deslocar muito bem para frente, não há mais para onde progredir? Aumentamos então seu repertório de movimento com as mudanças de direção, de maneira tridimensional, esquerda, direita, para trás e em rotações.

O importante para o movimento é que se estabeleça uma base adequada, forte, e eles serão reproduzidos quase que de maneira automática e segura, independente do esporte que se esteja praticando.
Independentemente da complexidade do movimento, o ser humano deve ser precisamente habilidoso naquela técnica.
Portanto, pensar em movimento é pensar amplo, pensar integrado é pensar tridimensional, pois é assim que vivemos e assim devemos nos condicionar através de exercícios para obter uma maior qualidade de vida.

Treinamento físico é para a vida e não apenas para o verão… Pois só assim pode-se realmente viver as melhores coisas da vida, inclusive o verão.

Luciano Kersting
Treinador especializado em Treinamento Integrado e Kettlebell Training
Proprietário da SUPERA-TE - Centro de Treinamento Físico Integrado
Rua Turiassu, 1210 - Perdizes - São Paulo/SP
Fone: (11) 2157.2087
www.facebook.com/supera-te
COMPARTILHAR