Seja uma pessoa mais feliz : mais dicas para o seu dia a dia – Parte 2

Family portrait - mother with children
Esse é o segundo post da Vânia Calazans falando sobre Felicidade e Bem Estar. 
Um texto ótimo que abre os nossos olhos e nos mostra que a felicidade está ao nosso alcance. 
Beijos, Susana e Maurício

As pesquisas demonstram que algumas pessoas são mais felizes do que outras porque se empenham na construção da sua felicidade. A satisfação e o bem estar no dia a dia está intimamente relacionado a determinação em sentir-se feliz. Parece difícil, mas não é. Você vai começar a aprender alguns pequenos truques que vão te ajudar muito a ser uma pessoa mais feliz.

Metas de curto prazo: os especialistas sugerem que metas menores e mais alcançáveis trazem sensação de alegria naturalmente. Por exemplo, marcar aquele encontro com uma pessoa querida que há muito tempo está sendo adiado.

Atividade física: pessoas ativas fisicamente têm níveis mais altos de satisfação do que os sedentários. Existem evidências científicas de que o exercício físico melhora significativamente o estado emocional de pessoas deprimidas. Quando estiver triste, lembre-se de pegar seu tênis e sair para uma boa caminhada.

Sorrir: inúmeras pesquisas demonstram que sorrir modifica nosso estado emocional. Ao sorrir, a combinação de músculos que está em uso é associada à felicidade e seu cérebro recebe esses sinais. Isso desencadeia sentimentos felizes porque seu cérebro entende que sorrir está relacionado à alegria. Ao dar um grande sorriso, você trabalha o músculo orbicular no canto de seus olhos. Quando este músculo se flexiona, seu cérebro fica ainda mais convencido de que você deve estar se sentindo bem, porque esse músculo é utilizado apenas quando você está realmente sorrindo. Comece a sorrir já.

Tocar o outro: estudos demonstram que o toque tem uma infinidade de efeitos positivos, além de melhorar o sistema imunológico e diminuir a ansiedade. A privação do toque significa que dois hormônios que desempenham um papel importante nos relacionamentos emocionais e sociais, ocitocina e vasopressina, não são liberados. A ocitocina reduz os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), reduzindo, assim, a ansiedade em geral. Ficar de mãos dadas e acariciar animais pode trazer grandes benefícios para você, como menos dor, melhora do sistema imunológico e aumento da sensação de felicidade.

Diversão: o tempo voa quando você está se divertindo. Os cientistas definem como “fluxo” a sensação que experimentamos quando estamos tão envolvidos em uma atividade que não percebemos a passagem do tempo. O que cria o “fluxo” não é a atividade em si, mas as circunstâncias que a rodeiam e sua percepção da atividade. Para que o “fluxo” aconteça, a atividade deve ser vista como uma escolha: tem que ser algo agradável, e difícil o suficiente para exigir habilidade; mas não tão difícil que você não seja bem sucedido. Durante o “fluxo”, a pessoa literalmente se perde no momento. A alegria da experiência vem depois. Quando você faz um trabalho que ama, é o “fluxo” que traz felicidade e isso não parece trabalho.

Na próxima semana você vai receber mais algumas dicas para continuar a construir a sua felicidade.

Se você ainda não leu o primeiro artigo,ou quer reler, clique no link abaixo.

http://vivabemavida.com.br/medicina-e-saude/felicidade-e-bem-estar-2/

Vânia Calazans
Psicóloga e Hipnoterapeuta Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ/FMUSP).

Rua Mato Grosso, 306 cj. 910 - Higienópolis -São Paulo / SP
Fone: (11) 2613.7730 / 3151.2343 / 2307.0412
E-mail : vaniacalazans@uol.com.br
COMPARTILHAR
  • Xandico

    Para mim felicidade é um conjunto de fatores que somados nos proporcionam uma relação melhor com nós mesmos e com os que convivem conosco. E o item mais importante, ao meu ver, ainda continua sendo a família que é a base de tudo.